A Idade Média também foi conhecida por Idade das Trevas. Marcada por pobreza e doenças, o pensamento das pessoas ainda era um tanto quanto “limitado”. Elas acreditavam em coisas que estavam longe da realidade. Portanto hoje trouxemos uma lista de coisas que as pessoas da Idade Média acreditavam. Vem que eu te conto mais sobre isso!

Coisas que as pessoas acreditavam na Idade Média

  • Criaturas malignas vivam nas couves-de-Bruxelas

As pessoas da época cortavam o caule da planta em forma de cruz porque acreditavam que nela habitavam pequenos demônios.  Elas acreditavam que se não fizessem isso, os pequenos demônios poderiam te envenenar ao comer a planta.

idade media tricurioso2

Leia também: Você sabia que o termo vilão tinha outro significado na Idade Média?

  • Alguns animais surgiam “do nada”

A crença popular é que animais como ratos, baratas, minhocas, simplesmente surgiam, se formavam do lixo. As pessoas eram incapazes de explicar de onde esses pequenos animais surgiam, então associaram que eles simplesmente se formavam do lixo, ou da sujeira da terra, surgiam de buracos no chão.

  • No esperma viviam pequenos humanos

As pessoas acreditavam que os filhos ficavam presos no esperma humano. Eles acreditavam que as crianças já estariam formadas no esperma, que durante a relação sexual passariam para o corpo feminino somente para lá crescer até o momento do nascimento.

  • A Donzela da Peste

Durante a epidemia de Peste Negra ninguém sabia ao certo o que estava acontecendo, como a doença era causada. A população passou a acreditar principalmente que era uma praga enviada por Deus. Assim surgiram muitas histórias para explicar a doença. A mais popular foi a da Donzela da Peste. Ela era uma mulher que voava sobre a Terra, envolvida em uma chama azul, espalhando a doença.  As pessoas relatavam vê-la saindo voando das casas de infectados, em busca da próxima vítima.

idade media tricurioso

Leia também: Mentiras que acreditamos sobre a Idade Média

  • Os caçadores espectrais

As pessoas da época acreditavam que havia um grupo de caçadores fantasmas que vagavam pelas florestas em dias escuros e de nevoeiro, principalmente no inverno. Esse cavaleiros eram acompanhados por enormes cães de caça. A história contava que pessoas comuns eram apenas aterrorizadas por eles, ou se olhassem para os fantasmas, seriam capturadas e largadas a muitos quilômetros de distância. Já as pessoas que praticavam feitiçaria, teriam suas almas levadas para participar da caça junto aos fantasmas enquanto seu corpo dormia.

Você sabia que as pessoas acreditavam nessas coisas? Conta pra nós!