Costuma-se dizer que às vezes a loucura e a genialidade andam juntas. Mas nem sempre. Hoje trouxemos uma lista com os reis mais loucos da história. Vem que eu te conto mais sobre eles!

Os reis mais loucos da História

  • Vlad 3º

Viveu entre 1431 e 1476. Reinou onde hoje fica a Romênia. Vlad viveu em uma época violenta. Nobres do reino cegaram seu irmão mais velho com ferro quente e o enterraram vivo. Assim que assumiu o poder, Vlad se vingou de todos. Mandou empalar boa parte dos nobres que compunham o reino, inclusive crianças. Sua maior loucura foi cometida em 1462, quando otomanos tentaram invadir o seu reino, encontraram 20 mil soldados empalados pelo caminho. De tão chocado, o líder otomano Mehmet 2º desistiu da conquista.

reis loucos tricurioso

Leia também: Qual a diferença entre rei e imperador?

  • Mustafá 1º

Viveu entre 1592 a 1639. Reinou no Império Otomano. Para evitar que ele tentasse roubar o trono de seu irmão, Mustafá viveu 14 anos preso em uma ala do palácio onde não haviam sequer janelas. É de enlouquecer qualquer um. Quando o irmão morreu, o trono passou para ele. Logo ao assumir nomeou dois servos como governadores… Ele reinou durante seis meses. Suas loucuras eram tamanhas que ao fim ninguém o aguentava mais, prederam-no novamente. Ele morreu 16 anos depois. Sua maior loucura era ficar jogando o tesouro real pelas janelas do palácio. Ele se divertia vendo o povo brigando para pegar as coisas.

  • Ivan 4º, o Terrível

Vivem de 1530 a 1584. Reinou na Rússia, onde desde pequeno já mostrava tendências violentas, jogando cães e gatos das muralhas apenas por diversão. Quando sua esposa morreu, convencido de que ela havia sido envenenada, Ivan passou a assassinar os nobres russos que achava serem culpados. Cozinhou vivo seu tesoureiro em uma caldeirão. Depois de cada atrocidade que cometia, batia a cabeça no chão como forma de penitência.  Sua maior loucura foi espancar a nora por não gostar de suas vestes. Seu único filho foi discutir com ele por conta disso. Ivan bateu com um cetro de ferro na cabeça do filho e o matou.

reis loucos tricurioso2

Leia também: Você sabe quem foi o rei Leônidas?

  • Nabonidus

Viveu no século 6 antes de Cristo. Ele governou e conseguiu levar a poderosa civilização da Babilônia ao fundo do poço. Deixava seus filhos governarem em seu lugar, enquanto desfrutava a vida em oásis. Ele desprezava o  deus mais popular dos babilônios, isso causava horror nos seus súditos. Sua maior loucura era achar que era um bode. Segundo registros, ele saía andando de quatro pelas ruas e comendo grama.

Você conhecia esses reis loucos e suas histórias? Conta pra nós!