Curiosidades, História

Mentiras que acreditamos sobre dinossauros

Mentiras que acreditamos sobre dinossauros

Baseado no fato de que eles foram extintos a 65 milhões de anos atrás, o que sabemos sobre dinossauros é o que é nos mostrado na tv, na internet, nos livros. Mas sinceramente, o que sabemos sobre esses animais é baseado principalmente nos filmes que assistimos. E cá entre nós, esses filmes às vezes são recheados de mentiras e exageros sobre esses animais. Portanto hoje trouxemos uma lista de mentiras que acreditamos sobre os dinossauros. Vem que eu te conto mais sobre isso!

Mentiras que acreditamos sobre dinossauros

  • Velociraptors eram dinossauros grandes e extremamente inteligentes

Todos assistimos Jurassic Park alguma vez na vida, certo? Pois então esqueça a imagem dos raptores do filme. Eles não eram maiores que os seres humanos. Um Velociraptor podia chegar até 2 metros de comprimento, mas apenas 0,5 m de altura. Ele podia pesar até 15 kg. Na verdade, suas dimensões são semelhantes a um cachorro, um Golden Retriver, podemos dizer.  Os raptores tinham até penas. Nada parecido com aquelas feras dos filmes. Eles eram sim mais inteligentes do que os demais dinossauros, mas ainda eram menos inteligentes que os mamíferos dos dias atuais.

Leia também: Conheça os seis dinossauros mais perigosos do planeta

  • Os dinossauros eram todos enormes

Existiram sim dinossauros imensos, mas nem todos eram assim. O próprio Velociraptor era do tamanho de um cachorro. O Protocerátopo tinha o tamanho de uma ovelha. Estudiosos afirmam que na verdade, os dinos pequenos eram mais comuns e numerosos do que os gigantes.

  • O Tiranossauro enxergava mal

Voltando ao Jurassic Park, uma cena icônica dos filmes é quando os humanos tentam escapar do Tiranossauro Rex ficando completamente parados. Isso é uma completa enganação, pois os Tiranossauros enxergavam extremamente bem, sua visão era equiparada a dos falcões de hoje em dia.

Leia também: 15 coisas que você não sabia sobre os Dinossauros

  • Eles eram sempre verdes ou marrons

Na maior parte das representações que conhecemos desses animais eles são sempre verdes ou marrons. Mas estudiosos descobriram que eles tinham melanina no corpo, esse pigmento é responsável por dar cor às penas dos pássaros, dos nossos olhos… Paleontólogos descobriram então que os dinos tinham uma enorme variedade de cores, podiam ter corpo de uma cor e barriga de outra, tinham listras e até pintas. Eles existiram com uma variedade de cores, incluindo o preto, branco e até o vermelho.

  • O Tiranossauro Rex era um corredor

Por muitos anos se acreditou que o Tiranossauro conseguiria correr longas distâncias e bastante rápido. Mas estudos provaram que sua velocidade varia entre 8 a 24 km/h, não passando disso.

Você acreditava nessas mentiras sobre os dinossauros? Conta pra nós!

Leia Também: