Ainda que você não seja um cinéfilo de carteirinha, muito provavelmente já deve ter ouvido falar da franquia “Carros”, da Disney Pixar. Além disso, há também uma boa chance de você já ter visto pelo menos um dos seus três filmes. De fato, essa franquia se expandiu bastante ao longo dos anos, quando começou a abranger outras áreas, como videogames, curtas-metragens e até linhas de brinquedos. Consequentemente, também podemos dizer que ela inspirou o amor por carros nos jovens que assistiram ao primeiro filme da saga quando ainda eram crianças.

No entanto, o que pouca gente sabe é que vários carros mostrados no filme foram baseados ou inspirados totalmente em carros da vida real. Embora alguns personagens tenham sido completamente inventados pelos produtores do filme, como o próprio protagonista da franquia (Relâmpago McQueen), que adotou partes de vários carros diferentes, muitos deles foram baseados inteiramente em veículos específicos.

Sendo assim, continue lendo o nosso post para descobrir quais foram os veículos que inspiraram os personagens da franquia “Carros”.

6. Ramon – 1959 Chevrolet Impala Lowrider

veiculos que inspiraram os personagens do filme carros 6

Ramon, que em “Carros” é um dono de uma loja de arte e pintura, foi quase que totalmente inspirado em um Chevrolet Impala Lowrider de 1959. Esses carros eram divertidos, artísticos e serviram como “musa” de muitos artistas amantes de automóveis da época. Curiosamente, sua matrícula no filme é “LOWNSLOW”, que também servia como o slogan deste carro logo depois que ele foi lançado.

Na franquia, Ramon é um pouco arrogante em alguns momentos, principalmente quando ele resolve mostrar as habilidades do seu sistema hidráulico. Este carro tem as lanternas traseiras clássicas e usa aletas chamativas na sua traseira. Sem dúvidas, podemos dizer que este carro foi uma ótima escolha para o filme, tanto por conta dos seus detalhes físicos quanto na questão envolvendo a construção do caráter e da personalidade do personagem.

5. Sargento – 1942 Jeep Willys MB

veiculos que inspiraram os personagens do filme carros 5

Se você conhece a história da Jeep, não terá problemas em reconhecer o Sargento como um Jeep Willys MB de 1942. Esse tipo de carro foi bastante usado na Segunda Guerra Mundial, o que ajuda a explicar a preferência dos produtores do filme na utilização desse veículo como inspiração para a criação do Sargento. De fato, logo depois que a Jeep derrotou as outras empresas na disputa do contrato militar para o fornecimento de carros aos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, os Willys começaram a aparecer em praticamente todos os lugares.

No filme da Disney, o Sargento é tão durão quanto este veículo foi na sua época de ouro, quando enfrentava as tropas inimigas. Obviamente, o personagem de “Carros” não está mais na guerra, mas ele ainda compartilha os seus conhecimentos com os alunos que participam de seu treinamento.

4. Doc Hudson – 1951 Hudson Hornet

veiculos que inspiraram os personagens do filme carros 4

O personagem Doc Hudson foi claramente baseado em um Hudson Hornet de 1951, tanto que os criadores da franquia fizeram questão de seguir o esquema geral de cores comumente associado a este veículo. Este carro é um verdadeiro clássico, o que ajuda a explicar o motivo pelo qual os produtores de “Carros” escolheram usar este veículo para desempenhar esse papel.

Assim como Doc, este carro também era usado na disputa de corridas e era praticamente imbatível em sua época. De fato, por ter sido um campeão nas pistas, esse carro se tornou um grande item de colecionador desde então. Ou seja, basta entender um pouco da história deste veículo para compreender a trajetória e importância de Doc Hudson no primeiro filme de “Carros”.

3. Mate – 1951 International Harvester L170 Series Boom Truck

veiculos que inspiraram os personagens do filme carros 3

Personagem que ao longo da história se torna o melhor amigo do protagonista Relâmpago McQueen, o reboque Mate foi inspirado na caminhonete International Harvester L170 Series Boom Truck, lançada no ano de 1951. No entanto, Mate também carrega consigo alguns aspectos do design de um Chevrolet 3800 e de um caminhão Dodge de 1957.

No filme da Disney, Mate enferrujou como qualquer caminhão Harvester antigo, o que ajuda a explicar como surgiu a ideia de usar o L170 como fonte de inspiração para a criação desse personagem hilário. Embora Mate não tenha um capô, isso não impede de notarmos certas semelhanças no design das rodas e da carroceria do personagem com relação à caminhonete da vida real. Curiosamente, existe um Mate em tamanho real que está em exibição até hoje na cidade de Galena, no estado americano do Kansas.

2. Sally Carrera – 2002 Porsche 911 Carrera

veiculos que inspiraram os personagens do filme carros 2

Sally é provavelmente uma das personagens do filme que tem a maior semelhança com o carro real que serviu como inspiração. De fato, até mesmo o seu sobrenome ainda contém um pedaço do nome original do Porsche 911 Carrera de 2002. Quando você assiste ao filme, até pode notar que, em determinados momentos, ela até soa como o motor de 320 cavalos de potência que é utilizado nesse veículo da Porsche.

Os cineastas ainda acrescentaram toques sutis, como o logotipo da Porsche no capô e o nome do veículo sob o spoiler. Assim, podemos concluir que Sally é realmente uma versão animada do Porsche 911 Carrera, tanto que a equipe de produção garantiu que soubéssemos logo de cara que este carro era fabricado por ninguém menos que a famosa montadora europeia.

1. Fillmore – 1960 Volkswagen Kombi

veiculos que inspiraram os personagens do filme carros 1

Fillmore é, de longe, o personagem mais “paz e amor” da franquia, por isso faz sentido que ele tenha sido modelado usando como inspiração uma Kombi de 1960. De fato, a personalidade desse personagem está intimamente relacionada aos trabalhos de pintura realizados por bandas de hippies nos anos 60, o que ajudou a popularizar a Kombi como “ônibus hippie” em algumas áreas dos Estados Unidos.

Os cineastas certificaram-se de dar crédito à Volkswagen por este automóvel icônico e copiaram todos os detalhes perfeitamente para criar esse personagem único. Fillmore adotou as luzes cromadas e uma infinidade de janelas, bem como a atitude descontraída das pessoas que possuíam ou possuem esse veículo até hoje.

Qual dos personagens de “Carros” é o seu favorito? Compartilhe o post e deixe o seu comentário logo abaixo!