Uma das coisas que mais chamam a atenção e são quase imprescindíveis em um carro atualmente é o câmbio automático. A nova tecnologia começou a ganhar seu espaço, agora, nos anos 2000 e caiu no gosto do povo, levando muitos a trocarem seus carros com câmbios manuais, por automáticos. Porém o que muitos não sabem é que esse tipo de câmbio já existia há muito tempo e digo mais, foram inventados por brasileiros, isso mesmo, você não leu errado. Bora conhecer essa história juntos?

Um dos grandes benefícios em se ter um carro automático é que o motorista não precisa ficar preocupado em mudar as marchas do veiculo, o mais interessante é que existem diferenças entre o câmbio automático e o manual, porém ambos possuem sua importância e seu papel.

voce sabia que o cambio automatico foi inventado por dois brasileiros

Bom, vamos logo ao assunto. O câmbio automático já tinha sido esboçado pelos irmãos Sturtevant em 1902, de Boston, porém o invento deles era ainda mecânico e funcionava apenas em altas rotações do veiculo. Munro Alfred Horner acabou dando uma ajudinha no avanço desta tecnologia também, conseguindo registrar um mecanismo com funcionamento pneumático, mas a solução também não funcionava tão bem na prática. Depois disso surge os dois brasileiros,  José Braz Araripe e Fernando Lemos, que juntos conseguiram criar um câmbio automático com perfeição, parecido com o que temos hoje em dia ainda, dispensando o pé esquerdo (o pé da embreagem).

Mas como essa ideia surgiu? Araripe e Lemos haviam se mudado para os Estados Unidos ainda nos anos 20 para trabalharem em uma oficina de reparos do Lóide, companhia de navegação brasileira. Nessa oficina ambos acabaram se conhecendo e tiveram a ideia de começar o projeto inovador, sendo que eles ficaram trabalhando nisso por mais de uma década. Após muito tempo trabalhando no projeto, os dois amigos conseguiram finalmente patentear a ideia no ano de 1932 e de cara a ideia já foi comprada pela General Motors que 8 anos depois (1940) estaria lançando o carro Oldsmobile 1940 já com o câmbio automático. Alguns anos depois, a Cadillac começou a usa-los em seus veículos também. Câmbio automático há 80 anos atrás… quem diria ein?

voce sabia que o cambio automatico foi inventado por dois brasileiros 3

Até hoje os dois brasileiros são creditados pela invenção lá nos Estados Unidos e segundo algumas fontes, a dupla teria ganhando na época uma quantia de 10 mil dólares, uma fortuna para aqueles tempos. O modelo acabou ganhando o nome de Hydra-Matic e custava cerca de 70 dólares para quem quisesse optar por um veiculo automático. Esse valor era equivalente a um décimo do preço do carro.

Quem descobriu essa história? Bom, por muito tempo a informação de que dois brasileiros haviam inventado o câmbio automático era desconhecida. O responsável por divulgar esta informação foi o jornalista Fernando Morais, autor da biografia de Paulo Coelho, denominada O Mago. Neste livro, Coelho afirma que o câmbio automático tinha sido inventado por seu tio avô, porém sua família acreditava que tudo isso fosse uma lenda, afinal José Braz Araripe era conhecido por “inventar muitas coisas”.  Após escrever a biografia Morais ficou intrigado com a afirmação de Paulo Coelho e decidiu investigar, resultando na confirmação de tais alegações.

voce sabia que o cambio automatico foi inventado por dois brasileiros 1

Mas e aí, o que achou? Comente logo abaixo! 😀