O coronavírus ainda continua sendo o assunto mais comentado do mundo inteiro, diversas pessoas já foram contaminadas pelo novo vírus, algumas chegaram a falecer, enquanto outras foram curadas. O mundo inteiro está em alerta e todo o momento temos novas notícias relacionadas ao vírus.

Nas últimas semanas a cloroquina tomou conta das principais manchetes do Brasil e do mundo. A medicação que é usada no tratamento da malária vem sendo usada em pacientes que contraíram o coronavírus, mas será que ela cura as pessoas com a Covid-19? Bom, é o que saberemos agora mesmo.

cloroquina cura o coronavirus tricurioso 2

O que é a Cloroquina?

A cloroquina foi desenvolvida para o tratamento e profilaxia da malária, sendo que ela não é recomendada  para tratamento ou prevenção quando o protozoário da malária for o Plasmodium falciparum, já que este protozoário desenvolveu uma certa resistência à medicação.

A medicação foi utilizada principalmente em massa durante os períodos de surto por malária, antes de fazer o uso da cloroquina era recomendado verificar se ela ainda era efetiva em determinada região, e se existem históricos de surtos na respectiva região.

Cloroquina cura o Coronavírus?

A cloroquina também é utilizada no tratamento de amebíase, além de doenças como  lúpus eritematoso. em alguns casos, a medicação precisa ser combinada com outras drogas para poder surtir o efeito esperado.

Cloroquina e o Coronavírus

Recentemente cloroquina se tornou alvo de diversos estudos e passou a fazer parte de interesses políticos, ganhando ainda mais força quando Jair Bolsonaro e Donald Trump se pronunciaram quando ao medicamento como sendo usado em pacientes com o coronavírus.

cloroquina cura o coronavirus tricurioso 4

A cloroquina, assim como a hidroxicloroquina (substância derivada) vêm sendo utilizadas em diversos hospitais públicos e privados no Brasil. Segundo especialistas, a cloroquina quando administrada em doses maiores a toxicidade é muito alta, sendo assim, não são todos os pacientes com a COVID-19 que poderão fazer o uso do medicamento.

O medicamento cura a doença?

Muitas pessoas acreditam que o medicamento é a cura milagrosa para o coronavírus, porém não é bem assim que funciona. Ainda não existem comprovações de que a cloroquina apresente eficácia no combate à Covid, pesquisas ainda estão sendo realizadas em cima do medicamento e devem demorar ainda mais um tempo para serem finalizadas.

Cloroquina cura o Coronavírus?

Em um experimento realizado na China, 15 voluntários com Covid-19 receberam hidroxicloroquina, outros 15 não receberam o comprimido, mas todos os 30 participantes tiveram acesso aos tratamentos convencionais. Do grupo que recebeu a droga, 13 estavam com a carga viral zerada após uma semana. Do grupo que não a recebeu, 14 estavam livres do coronavírus, sendo assim, estatisticamente não há qualquer diferença entre tomar e não tomar a cloroquina.

Resumindo, especialistas ainda não podem afirmar que a cloroquina ou a hidroxicloroquina tenha eficácia no tratamento da Covid-19, sendo assim dificilmente ela será a cura ou o único tratamento existente, principalmente por conta dos riscos associados.

Leia Também: Animais domésticos podem contrair o coronavírus?
Leia Também: Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?

Gostou da matéria? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!