Você já viu uma boneca tão realista que precisou dar uma segunda olhada para ter a certeza de que não era uma criança de verdade? Pois bem, nas últimas décadas, tal realismo deu origem à uma arte chamada “bebê reborn”, onde uma boneca é aprimorada por um artista para se tornar uma criança humana com o maior nível de realismo possível.

Leia também: 14 fatos curiosos envolvendo brinquedos

Nos últimos anos, uma subcultura dessas bonecas realistas está prosperando nas mídias sociais, o que ajudou a popularizar esse conceito para várias partes do mundo. Ao longo deste artigo, nós vamos conferir as respostas para as principais perguntas que costumam surgir em torno desse assunto.

Quais são as características de um bebê reborn?

bebe reborn conheca as bonecas que sao incrivelmente realistas 1

Um bebê reborn é um tipo de boneca feita por um artista cujo objetivo é retratar ao máximo as características físicas de um bebê humano real. Esse processo de produção é conhecido como “reborning” (renascimento) e envolve um trabalho muito demorado e detalhado. De fato, devido à intensa quantidade de trabalho envolvido, essas “bonecas renascidas” podem ser vendidas por centenas ou milhares de dólares.

Os bebês reborn geralmente são produzidos a partir de kits fabricados para bonecas comuns, de modo que o trabalho do artista gira em torno da remoção meticulosa das tintas e dos acabamentos originais da boneca antes de iniciar seu próprio processo de “renascer” o bebê.

Um bebê reborn pode ser feito a partir de qualquer boneca previamente fabricada, mas algumas bonecas específicas acabam se tornando mais desejáveis como “boneca base” ​​por causa de suas características previamente realistas. Na hora de escolher uma boneca base, os artistas dão preferência a bonecas que já têm expressões humanas e formas corporais convincentes.

A marca Paradise Galleries, por exemplo, produz uma variedade de bonecas que fornecem a base para essas transformações de bonecas renascidas. Existem vários tamanhos para bebês reborn, que variam desde versões “prematuras” a bonecas de tamanho normal. Assim, uma boneca renascida pode variar de poucos centímetros de tamanho à estatura de uma criança pequena.

O termo “reborn” aplica-se especificamente a essas bonecas transformadas exclusivamente por um artista, mas se tornou cada vez mais comum como um termo abrangente para designar todas as bonecas de aparência realista, independentemente de serem únicas ou fabricadas em massa.

Quando começou o movimento dos bebês reborn

bebê reborn

O movimento dos bebês reborn teve início no final dos anos 90, especialmente nos Estados Unidos e no Reino Unido. A tendência para a criação de bonecas hiper-realistas através do trabalho manual de artistas surgiu por conta da longa tradição de criação de bonecas realistas na comunidade de fabricação de bonecas tradicionais. Colecionadores e artistas apenas incrementaram novas ideias ao movimento, como uma maneira de restaurar e aprimorar as bonecas através de um processo longo e lento.

Desde o início da tendência, os bebês reborn têm conquistado um espaço de nicho bem estabelecido na comunidade de fabricação de bonecas. Com os avanços da Internet, os fabricantes de bonecas também foram capazes de criar comunidades on-line que compartilham essa paixão por bebês reborn e bonecas realistas.

Além disso, à medida que as agências de notícias em todo o mundo começaram a cobrir essa tendência, o mercado se expandiu para outros países e começou a incluir uma população demográfica muito mais ampla. Hoje, a popularidade dos bebês reborn já pode ser vista incorporada a processos terapêuticos e possui uma base de fãs leais no mundo todo.

Como funciona o processo de “renascimento” de uma boneca?

Os artistas tendem a iniciar o processo de renascimento com um kit de partes separadas de bonecas, embora uma boneca inteira também possa ser utilizada. Se o artista estiver usando uma boneca já pintada, ele deve mergulhar os membros da boneca em uma solução química para remover o acabamento original. É por isso que os kits originais de membros separados de bonecas são os preferidos por esses artistas, pois são comprados sem acabamento aplicado, facilitando o processo.

Após o passo inicial, o artista pode aplicar o novo acabamento às bonecas, às vezes aplicando até 80 camadas de tinta. Curiosamente, esse processo geralmente começa com uma camada de tons de azul para imitar os tons das veias da pele realista do bebê. Essas camadas pintadas são aplicadas minuciosamente à pele para adicionar faixas de profundidade e veias realistas, além de outros recursos, como a pele manchada característica de um recém-nascido.

Tornar uma boneca o mais realista possível é o objetivo principal dos artistas de bebê reborn. Nesse ponto, eles podem até expandir as narinas e as orelhas da boneca para lhe conferir uma forma mais convincente com os traços faciais. Os olhos também podem ser substituídos por uma pintura detalhada ou por olhos protéticos.

Para aplicar o cabelo, os artistas enraízam os fios individualmente no couro cabeludo ou aplicam uma peruca, dependendo da quantidade de cabelo necessária. Uma técnica chamada microrooting envolve a aplicação de fios um por um para a obtenção de cabelos extremamente realistas e com o mesmo estilo que um bebê recém-nascido.

As bonecas são posteriormente recheadas e pesadas para replicar com precisão a distribuição de peso de uma criança real. Muitas bonecas também recebem recursos eletrônicos para torná-las ainda mais realistas, como pequenos aquecedores para manter a temperatura ideal, caixas de voz e até máquinas que imitam os batimentos cardíacos e a respiração.

Uma palavra final sobre Bebê Reborn

bebe reborn conheca as bonecas que sao incrivelmente realistas 3

O renascimento de bonecas é um campo relativamente novo na indústria. Todos os dias surgem novas técnicas e processos que permitem que os artistas obtenham visuais incrivelmente realistas para suas bonecas refeitas.

No fim das contas, os bebês reborn oferecem aos artistas o desafio de criar uma boneca de características ultra-realistas usando peças separadas de bonecas fabricadas em massa. Através de longas horas de pintura e retoques, essas bonecas renascem como verdadeiras obras de arte.

Muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!