Sabemos que ainda hoje existem escravos espalhados pelo mundo, mas o número deles já foi bem maior, principalmente em alguns países específicos. Aqui no Brasil, por exemplo, o período da escravidão durou bastante tempo e foi necessária muita luta para acontecer a abolição.

O dia 13 de maio foi na última quarta e ele marca a assinatura da Lei Áurea, como bem sabemos. Nesse mesmo dia publicamos uma lista com 5 filmes sobre escravidão, mas hoje chegou a hora de conhecermos 5 séries que retratam o mesmo assunto, então acomode-se no sofá, pois a lista começa agora mesmo.

Conheça 5 séries sobre escravidão

Meu Nome é Liberdade

Aos 11 anos de idade, Aminata Diallo é capturada e levada como escrava para os Estados Unidos no século 17. A jovem cresce e aprende a ler e escrever, melhorando sua condição, até que decide fugir durante a Revolução Americana, conseguindo abrigo em Nova Scotia, no Canadá, onde encontra outros negros que alcançaram a liberdade. Ao se estabelecerem, ela e os demais sofrem com a resistência do povo local, que não aceita a sua chegada.

https://www.youtube.com/watch?v=GeoqsiOOWw4

Raízes

Kunta Kinte é capturado em sua terra natal, Gâmbia, e vendido como escravo na América colonial. A história faz eco na de milhões de norte-americanos de origem africana e revelam poderosas verdades sobre a resistência universal do espírito humano.

A Escrava Branca

Victoria é enviada à Espanha quando os espanhóis destroem o povoado colombiano em que ela vive. Anos depois, com uma nova identidade, a agora marquesa retorna ao país natal para casar-se, mas na realidade ela quer tirar sua família da escravidão

Escrava Mãe

Apesar de ter sido criada pelo coronel Custódio e sua esposa, Juliana é uma jovem com uma passado traumático: ela fora o fruto de uma violência sexual sofrida por sua mãe, que falecera ao dar à luz. Mas quando descobre tudo o que sua mãe passou, Juliana se decide a nunca se envolver com um homem branco, até ela conhecer Miguel, um viajante português que despertará o seu amor, e a inveja de sua irmã adotiva Maria Isabel.

The Handmaid’s Tale

Depois que um atentado terrorista ceifa a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção catolica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. Em meio a isso tudo, Offred é uma “handmaid”, ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, mas a relação sai dos rumos planejados pelo sistema.

Leia Também: Fatos curiosos sobre a escravidão no Brasil
Leia Também: Qual origem do dia da consciência negra?

Essas foram apenas algumas das séries sobre escravidão que conseguimos achar, mas existem muitas outras que já foram produzidas e podemos trazer curiosidades sobre elas futuramente, então continue nos acompanhando para não perder.

Já assistiu alguma dessas produções? Comenta aqui em baixo e não esqueça de compartilhar esse post!