O Rock é um dos gêneros mais amplos que existem na música. Isso porque são vários os sub-gêneros decorrentes dele. Podemos citar o folk rock, punk rock, grunge, hard rock e vários e vários outros. Mas um dos mais amados e, ao mesmo tempo, escondidos é o rock psicodélico. Isso porque, apesar de muito aclamado, o rock psicodélico não é considerado muito comercial e, portanto, não é tão destacado no mainstream. Porém, ele teve seu momento de glória nos final dos anos 60 e anos 70, com o estouro do movimento hippie, as drogas como LSD e o festival Woodstock. Mas, como eu sei que muitas pessoas não conhecem muito deste tipo de música, resolvi fazer uma lista com as grandes bandas do gênero, tanto da era de seu início, quanto atuais. Então senta aí e…

Conheça o Rock Psicodélico Por Aqui

Rock Psicodélico

  • Pink Floyd

É impossível falar sobre música psicodélica e não citar Pink Floyd. Simplesmente uma das maiores bandas de rock da história da música. Eles, com certeza, foram responsáveis por fazer com que o sub-gênero psicodélico se popularizasse pelo mundo, desde seu primeiro álbum, The Piper at the Gates of Dawn. Você provavelmente já ouviu falar muito deles, mas caso nunca tenha dado a chance de parar para ouvir e tenha interesse em rock psicodélico, talvez precise começar por eles.

  • MGMT

Mas se você gosta de algo mais atual com uma pegada até eletrônica e pop, MGMT pode ser uma boa escolha de início. Isso porque a banda adora envolver sintetizadores e afins em suas músicas. O hit Kids é um dos maiores exemplos disso. Mas a psicodelia está presente nas letras, na sonoridade e até mesmo nos vídeos da banda. Uma banda muito interessante e diferente para se conhecer este tipo de rock.

  • Jimi Hendrix

E, é claro, um dos maiores guitarristas do mundo e a sensação do festival de Woodstock precisava aparecer aqui em algum lugar. Jimi Hendrix e sua incrível guitarra moldaram e influenciaram a forma de se fazer rock com o passar do tempo. Virou uma referência para muitos outros guitarristas que surgiriam depois, entre eles John Mayer, um grande músico que se diz um verdadeiro fã de Hendrix. Apesar de ter tido uma carreira bastante curta, devido a sua morte precoce, Hendrix possui muito material para ser ouvido e que pode te permitir viajar no som por um bom tempo.

  • Tame Impala

Este talvez seja o principal nome deste tipo de rock nos anos atuais. Isso porque o Tame Impala é um dos nomes mais relevantes da conhecida música indie. O hit The Less I Know The Better ficou muito conhecido entre os jovens. Mas, é claro que não para por essa música, a banda possui diversas outras músicas talvez ainda mais psicodélicas do que esta mesmo. É possível ouvir as influências de Hendri e Pink Floyd no som que eles fazem. Então, se não conhece, está aqui sua chance!

  • Os Mutantes

E, é claro, que eu não poderia deixar de fora dessa lista a maior banda de rock psicodélico do Brasil. Os Mutantes marcaram completamente a história da música. O trio formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias mudou a forma como se fazia música no Brasil. Com músicas experimentais e uma forte influência do que estava sendo feito no exterior, a banda tornou-se um dos maiores nomes do rock brasileiro. Então, com certeza é uma que você precisa conhecer, caso já não conheça.

Confira também: Curiosidades sobre Aerosmith!

Mas e você? O que achou destas bandas de rock psicodélico? Quais delas você já ouvia? Queremos saber, então comente! 😀