O racismo é certamente um dos preconceitos mais praticados na história da humanidade, no tempo da escravidão ele era bem mais presente, mas isso não significa dizer que hoje em dia não exista. Como bem sabemos, o mundo tem evoluído bastante em questão de tecnologia e conhecimento. Mas ainda não evoluiu o suficiente para eliminar o racismo de uma vez por todas do nosso meio.

Estamos acompanhando uma onda de protestos nos Estados Unidos e no mundo por conta da morte do George Floyd, um americano negro que foi morto sufocado por um policial branco. A busca pela igualdade racial não existe de hoje e já aconteceu em vários meios, principalmente nos filmes. Por falar nisso, hoje preparamos uma lista com 8 filmes sobre racismo e você pode conferi-la agora mesmo.

Conheça  8 filmes sobre racismo

Selma – Uma Luta Pela Igualdade

A cinebiografia narra a luta histórica do Dr. Martin Luther King Jr. para garantir o direito ao voto para os afro-americanos, uma campanha perigosa e apavorante que culminou na épica marcha de Selma a Montgomery, no Alabama, que galvanizou a opinião pública americana e persuadiu o presidente Johnson a apresentar a Lei do Direito ao Voto de 1965. Mas mesmo após anos do ocorrido, Luther King conseguiu deixar um legado que ecoa nos tempos.

Disponível no YouTube e Google Play Filmes

https://www.youtube.com/watch?v=IMHURptbS9c

Histórias Cruzadas

Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Além disso, essas mulheres sofrem bastante nas mãos dos seus patrões. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, mas isso desagrada a sociedade como um todo. No entanto, apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Disponível no YouTube e Google Play Filmes

https://www.youtube.com/watch?v=z4qF_8EP5Zg&t=8s

O Ódio que Você Semeia

Starr Carter é uma adolescente negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Por outro lado, ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mas mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

Disponível no Telecine Play

https://www.youtube.com/watch?v=WUTApfGLhUU

Green Book: O Guia

Quando Tony Lip, um segurança ítalo-americano, é contratado como motorista do Dr. Don Shirley, um pianista negro de classe alta, durante uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, eles devem seguir “O Guia” para leva-los aos poucos estabelecimentos que eram seguros para os afro-americanos. Mas eles são confrontados com o racismo, o perigo, assim como pela humanidade e o humor inesperados. Por outro lado, os dois são forçados a deixar de lado as diferenças para sobreviver e prosperar nessa jornada.

Disponível no Prime Video

https://www.youtube.com/watch?v=QxXJ7vkFk48

Luta Por Justiça

Bryan Stevenson é um advogado recém-formado em Harvard que abre mão de uma carreira lucrativa em escritórios renomados da costa leste americana para se mudar para o Alabama e se dedicar a prisioneiros condenados à morte que jamais receberam assistência legal justa. Mas ao chegar lá, Bryan se depara com o caso de Walter McMillian, um homem negro falsamente acusado de um assassinato, mas que nunca teve uma defesa apropriada por conta do preconceito racial na região.

Disponível no YouTube e Google Play Filmes

https://www.youtube.com/watch?v=h-txwkJGXe0

Se a Rua Beale Falasse

Baseado no célebre romance de James Baldwin, o filme acompanha Tish, uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta. Além disso, também de subtextos racistas, ela precisa fazer isso antes de dar à luz ao seu bebê.

Disponível no Google Play Filmes, Looke e HBO Go

https://www.youtube.com/watch?v=sIBdHJQWK5M

Eu Não Sou Seu Negro

O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.

Disponível no YouTube e Google Play Filmes

https://www.youtube.com/watch?v=fUsO4A8z4Vg

A Outra História Americana

Vivendo uma vida marcada pela violência e racismo, o neonazista Derek Vinyard finalmente vai para a prisão depois de matar dois jovens negros que tentaram roubar seu carro. Mas após a sua libertação, Derek promete mudar seu jeito e espera evitar seu irmão mais novo, Danny, que idolatra Derek. Além disso, Danny deseja seguir os passos do seu irmão enquanto ele luta contra seus próprios preconceitos

Disponível no Google Play Filmes, Looke e HBO Go

https://www.youtube.com/watch?v=XfQYHqsiN5g

Leia Também: Conheça 5 séries sobre escravidão
Leia Também: Séries sobre racismo: Confira 4 que abordam o assunto

Esses foram apenas alguns filmes sobre racismo, mas existem vários outros espalhados pelas plataformas de streaming que são bem fáceis de achar, basta colocar o nome de um desses para pesquisar que aparecem outros semelhantes. Além disso, voltaremos a falar sobre o assunto aqui no TriCurioso, então continue nos acompanhando para não perder.

Já assistiu algum desses filmes? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!