Durante uma chuva forte, é mais provável que você veja pássaros empoleirados e agachados do que voando por aí. No entanto, o que pouca gente sabe é que a maioria dos pássaros possui apetrechos naturais à prova d’água. Suas penas, combinadas com óleo das suas glândulas uropigianas, mantêm essas criaturas devidamente protegidas. Então, por que os pássaros evitam voar durante tempestades?

Bem, na prática, toda essa questão de fugir da chuva não se trata apenas de evitar se molhar. Na verdade, isso pode ter mais a ver com o ar do que com a água.

Por que os pássaros evitam voar na chuva?

Ave na chuva

A resposta curta sobre por que os pássaros geralmente não voam na chuva tem relação com a mesma razão pela qual nós, seres humanos, não gostamos de sair na chuva: simplesmente, não é algo prático a se fazer. Os pássaros preferem conservar o calor do corpo e se agachar nas árvores (perto de seus ninhos) durante tempestades. Eles também podem encontrar abrigo dentro de buracos nos troncos das árvores, se a chuva estiver muito forte, ou dar preferência à cobertura de árvores frondosas e arbustos.

É importante destacar que as tempestades alteram o meio em que o voo ocorre: o próprio ar. As tempestades tendem a ocorrer quando a pressão atmosférica é baixa. Consequentemente, o ar em um sistema de baixa pressão é menos denso, sendo que é exatamente o ar denso que dá aos pássaros a sustentação aerodinâmica de que precisam para voar. Além disso, a chuva e a alta umidade também adicionam muitas moléculas de água ao ar, ocupando espaço no ar e tornando-o ainda menos denso.

Então, ao invés de voar, muitos pássaros simplesmente pousam e se abrigam para economizar energia durante uma tempestade. Geralmente, os pássaros se abrigam sob a cobertura de uma árvore ou ficam empoleirados em um fio de cerca voltado para o vento, reduzindo a resistência do ar e limitando a perda do calor precioso do corpo. Quando a tempestade passa, eles voltam a subir ao céu.

Cada pássaro tem as suas próprias preferências de voo na chuva

Pássaro na chuva

Se você vir pássaros voando em um dia chuvoso, tenha certeza de que provavelmente choverá o dia todo. Nesses casos, os pássaros podem precisar coletar comida para os filhotes, e o instinto lhes diz que a chuva não vai dar um tempo tão cedo. Então, eles vão em frente e saem na chuva. Como foi explanado anteriormente, os pássaros são basicamente à prova d’água. Suas penas são projetadas para repelir a água, para que a chuva não os incomode. Eles simplesmente não gostam de voar pelas chuvas torrenciais.

Também vale mencionar que as asas dos pássaros não apresentam a mesma sustentabilidade quando chove. Aves especialmente menores economizam energia durante tempestades, devido às suas limitações físicas. No entanto, existem pássaros maiores que voam em altitudes mais altas devido à sua capacidade pulmonar. Por exemplo, os gansos-de-cabeça-listrada (Anser indicus) migram pelas montanhas do Himalaia e voam a cerca de 6.000 metros acima do nível do mar.

Uma palavra final

Ave na chuva

Como você pode ver, os pássaros até conseguem voar na chuva, mas evitam fazer isso por questões práticas. Os ventos fortes e o ar turbulento durante uma tempestade podem dificultar o voo, mas suas penas são bastante impermeáveis e não há nada inerente à chuva que os impeça de voar. Os pássaros contam até mesmo com “limpadores de para-brisas” na forma de uma terceira pálpebra semitransparente que pisca para os lados (conhecida como membrana nictitante) para manter a visão limpa.

Como sempre, podemos aprender com a natureza. Não importa o quão longe um pássaro precise viajar ou o quão forte seja o seu instinto de voar, o descanso é vital para a sua sobrevivência. Sem essas pausas, os cientistas acreditam que muitos deles não seriam capazes de continuar seus voos por longas distâncias. Da mesma forma, os seres humanos também precisam descansar para lidar com as tarefas do seu dia a dia.

Os pássaros são animais realmente incríveis, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!