Não dá para negar que o eclipse é um dos fenômenos mais fantásticos que existe, não é mesmo? Diversos eclipses já aconteceram ao longo da história, mas cada um tem a sua particularidade, como por exemplo, existe o eclipse solar e o lunar e cada um desses pode ser total ou parcial.

Além disso, cada um dos eclipses recebem um nome específico e já estamos acostumados a ouvir falar de alguns deles. Bom, hoje acontecerá um fenômeno raro com o nosso satélite natural chamado de “lua de morango”. Agora nós iremos entender tudo sobre o fenômeno e saber os locais onde ele poderá ser observado.

lua de morango saiba tudo sobre o eclipse de hoje tricurioso 2

O Que é a Lua de Morango?

Bom, antes de mais nada precisamos entender o que exatamente é a lua de morango. O nome do fenômeno teve origem por meio das tribos nativas americanas e diferente do que muitos podem pensar, aqui a lua não fica rosa ou vermelha. O fenômeno nada mais é do que a primeira lua cheia de junho ou a última lua cheia da primavera.

Esse nome foi escolhido, pois essa seria a época ideal para colher morangos maduros e praticamente todas as tribos Algonquin chamavam-a assim. Além disso, o fenômeno também ficou conhecido como “lua de mel”, principalmente na Europa e a expressão surgiu por volta de 1500.

Lua de morango: Saiba tudo sobre o eclipse de hoje

Acredita-se que a tradição de chamar os primeiros dias do casamento de “lua de mel” possa ter surgido por conta da expressão européia para o fenômeno lunar, mas isso é assunto para um outro post.

Eclipse Lunar Penumbral

Nesta sexta, a lua irá nos presentar com um espetáculo incrível e raro ao mesmo tempo. O eclipse lunar penumbral acontece quando o sol, a terra e a lua  ficam posicionados nessa ordem, mas não totalmente alinhados. Diferente do eclipse parcial ou total, aqui uma parte da luz do sol é impedida de chegar à lua.

Durante o fenômeno, a lua fica com uma coloração diferente, ela fica esfumaçada e coma  cor mais próxima do cinza escuro. Assim como os demais eclipses, esse fenômeno também só acontece na fase da lua cheia.

lua de morango saiba tudo sobre o eclipse de hoje tricurioso 4

Como Acompanhar o Fenômeno no Brasil?

O eclipse lunar penumbral está previsto para começar às 14h45 e o seu ápice acontecerá por volta das 16h26, mas neste momento ele não poderá ser visto na maior parte das regiões brasileiras. Por aqui, conseguiremos ver a olho nu o fenômeno acontecendo mais para o fim dele, por volta das 17h00.

Mas não pense que você não terá a chance de vê-lo completamente. Para quem quiser acompanhar o eclipse, o Telecópio Virtual 2.0 irá transmiti-lo a partir das 16h00 (horário de Brasília), direto da Roma, na Itália. Bom, não existem desculpas para perder esse fenômeno, não é mesmo?

Lua de morango: Saiba tudo sobre o eclipse de hoje

Leia Também: Projeto A119: o curioso plano que visava detonar bombas atômicas na Lua
Leia também: O que aconteceria se a lua desaparecesse?

Você vai acompanhar o eclipse? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!