Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Lua de morango: Saiba tudo sobre o eclipse de hoje

Lua de morango: Saiba tudo sobre o eclipse de hoje

Não dá para negar que o eclipse é um dos fenômenos mais fantásticos que existe, não é mesmo? Diversos eclipses já aconteceram ao longo da história, mas cada um tem a sua particularidade, como por exemplo, existe o eclipse solar e o lunar e cada um desses pode ser total ou parcial.

Além disso, cada um dos eclipses recebem um nome específico e já estamos acostumados a ouvir falar de alguns deles. Bom, hoje acontecerá um fenômeno raro com o nosso satélite natural chamado de “lua de morango”. Agora nós iremos entender tudo sobre o fenômeno e saber os locais onde ele poderá ser observado.

O Que é a Lua de Morango?

Bom, antes de mais nada precisamos entender o que exatamente é a lua de morango. O nome do fenômeno teve origem por meio das tribos nativas americanas e diferente do que muitos podem pensar, aqui a lua não fica rosa ou vermelha. O fenômeno nada mais é do que a primeira lua cheia de junho ou a última lua cheia da primavera.

Esse nome foi escolhido, pois essa seria a época ideal para colher morangos maduros e praticamente todas as tribos Algonquin chamavam-a assim. Além disso, o fenômeno também ficou conhecido como “lua de mel”, principalmente na Europa e a expressão surgiu por volta de 1500.

Lua de morango: Saiba tudo sobre o eclipse de hoje

Acredita-se que a tradição de chamar os primeiros dias do casamento de “lua de mel” possa ter surgido por conta da expressão européia para o fenômeno lunar, mas isso é assunto para um outro post.

Eclipse Lunar Penumbral

Nesta sexta, a lua irá nos presentar com um espetáculo incrível e raro ao mesmo tempo. O eclipse lunar penumbral acontece quando o sol, a terra e a lua  ficam posicionados nessa ordem, mas não totalmente alinhados. Diferente do eclipse parcial ou total, aqui uma parte da luz do sol é impedida de chegar à lua.

Durante o fenômeno, a lua fica com uma coloração diferente, ela fica esfumaçada e coma  cor mais próxima do cinza escuro. Assim como os demais eclipses, esse fenômeno também só acontece na fase da lua cheia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Como Acompanhar o Fenômeno no Brasil?

O eclipse lunar penumbral está previsto para começar às 14h45 e o seu ápice acontecerá por volta das 16h26, mas neste momento ele não poderá ser visto na maior parte das regiões brasileiras. Por aqui, conseguiremos ver a olho nu o fenômeno acontecendo mais para o fim dele, por volta das 17h00.

Mas não pense que você não terá a chance de vê-lo completamente. Para quem quiser acompanhar o eclipse, o Telecópio Virtual 2.0 irá transmiti-lo a partir das 16h00 (horário de Brasília), direto da Roma, na Itália. Bom, não existem desculpas para perder esse fenômeno, não é mesmo?

Lua de morango: Saiba tudo sobre o eclipse de hoje

Leia Também: Projeto A119: o curioso plano que visava detonar bombas atômicas na Lua
Leia também: O que aconteceria se a lua desaparecesse?

Você vai acompanhar o eclipse? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!

Leia Mais

Curiosidades

Todos nós sabemos que a morte é algo completamente inevitável e em algum momento ela chegará para todos nós. Muitas pessoas possuem medo de...

Curiosidades

As mitologias estão espalhadas por  toda parte, em todas as culturas e cada uma tem sua identidade. Atualmente, existem pessoas que acreditam em alguma...

Curiosidades

Inúmeros artistas já passaram pelo nosso mundo, todos eles acabam deixando um legado e são lembrados pela forma com que trabalharam. Atualmente existem incontáveis...

Curiosidades

Sabemos que o corpo humano é uma verdadeira máquina e tudo nele deve estar funcionando perfeitamente para que possamos viver tranquilamente. Sabemos que uma...

Curiosidades

Há quem afirme que a língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, principalmente por conta das inúmeras regras que ela possui. Mas...

Especial

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Tricurioso. As crianças estão cada vez mais presentes na internet, seja para...

Especial

Todos sabemos que a internet é um local pouco seguro. É certo que já não é o faroeste sem lei, como no início do...