Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

Sphynx: conheça a curiosa raça de gatos sem pelo

Apesar da maioria dos gatos ser conhecida por seus pelos macios e sedosos, algumas raças ganharam notoriedade por conta da ausência de pelos. Os “gatos sem pelo“, como são geralmente conhecidos, têm necessidades únicas de higiene e personalidades distintas, mas são igualmente adoráveis como qualquer outro amigo felino. Hoje, nós vamos conhecer as peculiaridades da raça Sphynx, provavelmente a raça de “gatos pelados” mais conhecida.

A principal característica de um gato Sphynx é a falta de um casaco de pele tradicional. No entanto, esses gatos não são totalmente desprovidos de pelos. Na verdade, eles são cobertos por pelos finos e felpudos que se assemelham aos minúsculos fiapos que podem ser encontrados nos pêssegos. Outro detalhe que chama a atenção é que esses gatos não possuem bigodes ou cílios.

Ao longo deste artigo, nós vamos explorar os principais detalhes relacionados à origem, personalidade, alimentação, cuidados e saúde da raça Sphynx.

Origem e história da raça Sphynx

Gato Sphinx cheirando planta

Gatos sem pelos são conhecidos há gerações. Acredita-se que os astecas já criavam gatos sem pelos no milênio passado. No entanto, o gato Sphynx chama a atenção por ser a primeira raça de gatos sem pelos que foi criada especificamente para apresentar essa característica. Esse programa de criação começou no ano de 1966 em Ontário, Canadá, quando uma gata de estimação deu à luz um gatinho sem pelos. Porém, o Sphynx como o conhecemos hoje é descendente de três gatinhos sem pelos nascidos em Toronto no ano de 1978.

Curiosamente, não demorou muito para que os criadores descobrissem que, embora o gene responsável pela ausência de pelos fosse recessivo para o gene do pelo curto, ele demostrava ser dominante diante do gene do pelo do Devon Rex (seu primo distante), o que aumentou o número de membros da nova raça. Em fevereiro de 1998, o registro do Sphynx foi aceito pela Cat Fanciers’ Association (associação que mantém o maior registro mundial de raças de gato) e potencializou o desenvolvimento da raça.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Personalidade do gato Sphynx

Gato Sphinx dormindo

O Sphynx costuma ser extrovertido, muito agarrado aos donos e adora ser mimado. De fato, os gatos dessa raça costumam cumprimentar seus donos toda vez que estes chegam em casa. Eles também são altamente inteligentes, brincalhões e gostam de dormir com seus donos debaixo das cobertas. Sua temperatura corporal costuma ser um grau ou dois acima da média das outras raças e eles têm um apetite voraz para compensar a perda de calor.

É importante destacar que, como essa raça possui pouca proteção contra o ambiente externo, esses gatos não podem ser deixados sem abrigo no tempo frio. Eles não gostam de se sentar em superfícies frias e adoram procurar locais aquecidos nos momentos de descanso. Caso você queira criar um Sphinx, lembre-se que aqueles que saem ao sol com frequência podem precisar de proteção solar sobre a pele pálida.

Cuidados e saúde

Esta raça é propensa a problemas de pele, incluindo o desenvolvimento de erupções cutâneas e infecções por fungos; portanto, deve-se tomar cuidado para proteger esses bichanos das queimaduras solares. Mas, apesar das questões envolvendo o cuidado com a sua pele, o gato Sphynx é, no geral, um gato robusto e muito forte.

Embora não tenha pelos longos como outras raças de gatos, o Sphynx ainda pode provocar alergias. Isso acontece porque as alergias aos gatos são desencadeadas por uma proteína chamada Fel d1, e não através dos pelos de gato em si. A Fel d1 é uma proteína encontrada principalmente na saliva dos bichanos e nas glândulas sebáceas. É por isso que algumas pessoas com alergias a gatos podem reagir de maneira pior ao contato direto com um gato Sphynx do que com outras raças.

Lembre-se que, assim como todos os outros felinos domésticos, os gatos desta raça se beneficiam da proteção contra doenças através da vacinação e precisam passar por exames veterinários anuais.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Alimentação e dietas mais apropriadas

Cada gato é único, de modo que cada um tem seus próprios gostos, aversões e necessidades quando se trata de comida. No entanto, os gatos em geral são carnívoros e todos eles devem obter cerca de 41 nutrientes diferentes através dos alimentos. A proporção desses nutrientes varia de acordo com a idade, estilo de vida e saúde geral; portanto, não é surpreendente o fato de que um gatinho enérgico e em crescimento precise de um equilíbrio diferente de nutrientes em sua dieta do que um gato mais idoso e menos ativo.

No caso do Sphynx, como a sua falta de pelo predispõe uma maior perda de calor pela superfície corporal, recomenda-se fornecer dietas ricas em proteína e calorias que possam ser convertidas em calor pelo corpo nu. Além disso, água limpa e fresca é necessária para refrescar o bichano. De fato, até mesmo rações úmidas podem ser oferecidas.

A raça Sphinx é muito interessante, não é mesmo? Compartilhe a nossa postagem e deixe o seu comentário logo abaixo!

Leia Mais

Curiosidades

Os doces fazem um enorme sucesso, principalmente entre as crianças, mas engana-se quem pensa que os mais crescidinho não curtem elas. São milhares de...

Curiosidades

O mundo do entretenimento está repleto de produções fantásticas, sejam elas séries ou até mesmo filmes que muitas vezes acabam cativando bastante as pessoas...

Curiosidades

Sabemos que existem diversos casos de sequestro espalhados pelo mundo, alguns deles acabam ficando tão famosos que ganham destaque internacional. Mas também sabemos que...

Bizarro

“O que você quer ser quando crescer?” é muito comum ouvirmos essa pergunta quando ainda somos criança e logo pensamos em inúmeras possibilidades, porém...

Curiosidades

Inúmeros artistas já passaram pelo nosso mundo, todos eles acabam deixando um legado e são lembrados pela forma com que trabalharam. Atualmente existem incontáveis...

Curiosidades

Nós seres humanos somos uma das maiores obras de arte da natureza. O nosso corpo é incrível, ele é uma verdadeira máquina e precisa...

Curiosidades

O mundo dos investimentos está crescendo cada vez mais e é uma boa opção para aqueles que também desejam crescer e gerar bons lucros,...

Curiosidades

Os restaurantes fast food são bastante frequentados, principalmente para quem precisa fazer um lanche de baixo custo e delicioso. existem diversos desses restaurantes espalhados...