A terra tem cerca de 4,54 bilhões de anos e isso é tempo suficiente para que que várias opiniões divergentes fossem formadas. É comum encontrarmos hoje pessoas que conhecem algum produto com um determinado nome, enquanto outras conhecem o mesmo produto por um outro nome e cada uma delas defendem que o nome que conhecem é o correto.

A bolacha e o biscoito é sem dúvida alguma uma das coisas que mais dividem opiniões, pelo menos por aqui no Brasil. Certamente você já viu até memes na internet sobre o assunto, não é mesmo? Mas afinal de contas, o correto é bolacha ou biscoito? É o que iremos descobrir hoje aqui e por fim de uma vez por todas nessa dúvida.

bolacha ou biscoito tricurioso2

Origem da Bolacha

A palavra bolacha é derivada de bulla (bolo, traduzido do latim) que se refere a um objeto esférico. O sufixo “acha” indica o diminuitivo da palavra. A primeira vez que o termo começou a ser usado na língua portuguesa foi por volta de 1543, ou seja, alguns anos após o descobrimento do Brasil.

Na língua holandesa existe a palavra “koekje” e foi ela que deu origem aos termos “cookie” e “craker” por volta de 1703. No geral bolacha é definido como um bolo chato feito de farinha de trigo ou maisena, podendo ser doce ou salgado. Acredita-se que as primeiras bolachas foram feitas pelos persas durante o século VII a.C.

Bolacha ou Biscoito? Qual o Correto?

Origem do Biscoito

A palavra “biscoito” tem origem das palavras francesas “bis” e “coctus” que juntas significam “cozido duas vezes”. O nome surgiu por conta da prática de assar o alimento duas vezes para que ele ficasse menos úmido e durasse mais tempo sem estragar.

Os primeiros biscoitos surgiram juntamente com as bolachas, durante o império persa no século VII a.C. Mais tarde, ele se tornou base alimentar das tripulações na época dos descobrimentos portugueses. No geral o biscoito é descrito como sendo um pão de farinha de trigo com forma achatada e levado ao forno.

Bolacha ou Biscoito? Qual o Correto?

Qual o correto?

Bom, como pudemos perceber, existem algumas pequenas diferenças entre o biscoito e a bolacha, certo? A verdade é que ambos os termos estão corretos (acabou a briga por aqui). Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), bolacha e biscoito são equivalentes, existem por exemplo as bolachas cream cracker (aquelas salgadas quadradas) e existem as bolachas recheadas (que muitos chamam de biscoito).

bolacha ou biscoito tricurioso5

Leia Também: 7 coisas que você não sabia sobre os biscoitos Oreo
Leia Também: Por que as bolachas de água e sal têm furos?

Só para deixar uma curiosidade por aqui, atualmente o Brasil é o segundo maior produtor de bolachas/biscoitos do mundo e nos últimos dez anos, o consumo dos brasileiros praticamente dobrou.

Gostou da matéria de hoje? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar!