O modo escuro é provavelmente um dos recursos mais populares da interface dos aparelhos eletrônicos atuais. Desde aplicativos a sistemas operacionais de celulares e laptops, muitos dos produtos que usamos hoje possuem algum tipo de modo escuro integrado à interface do usuário. Consequentemente, isso levanta uma questão interessante: afinal de contas, o modo escuro do celular realmente protege os olhos?

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar algumas das vantagens e desvantagens do modo escuro e como essa funcionalidade surgiu no mundo da tecnologia.

Uma breve história do modo escuro

modo escuro do celular e realmente benefico para os olhos 1

As pessoas da nova geração podem não saber, mas alguns dos primeiros computadores domésticos usavam monitores CRT monocromáticos que exibiam textos claros em uma tela preta. De fato, muitas máquinas de processamento de texto (máquinas que faziam o que você pode fazer agora no Microsoft Word) também permitiam digitar texto em branco em fundo preto.

No entanto, tudo isso mudou nos anos 80, quando empresas como a Xerox e a agora extinta CPT Corporation passaram a fabricar máquinas de processamento de texto com tela branca e texto em preto. Na prática, isso foi feito para replicar a aparência da tinta no papel. As interfaces de computador passaram a ter semelhanças com o papel simplesmente porque o povo em geral achava aquela tela preta com caracteres claros algo muito estranho.

Quando essas pessoas que não eram programadores foram introduzidas aos computadores, algo precisava ser feito. Como os computadores se tornaram ferramentas importantes para todas as empresas, percebeu-se que os funcionários teriam que trabalhar em um ambiente de aparência familiar. E esse ambiente não era outro senão aquele relacionado ao papel.

Ainda assim, o modo escuro estaria de volta a todo vapor anos mais tarde. Empresas como Apple e Google decidiram adotar o modo escuro em todos os seus produtos e o mundo seguiu o exemplo. Ao mesmo tempo em que isso abria uma nova possibilidade aos usuários, essa característica veio com a promessa de promover uma leitura menos agressiva aos olhos.

As vantagens de usar o modo escuro

Modo escuro ativado

Embora o modo escuro seja comumente citado como vantajoso para a visão, é importante deixar claro que esse benefício fica restrito a quando você tem pouca luz ambiente ou quando não planeja ler por longos períodos de tempo. Na prática, o modo escuro pode reduzir consideravelmente a fadiga ocular em condições de pouca luz.

Outra vantagem do modo escuro é que ele corta a luz azul que geralmente é considerada prejudicial aos olhos. A luz azul é um espectro de luz visível de alta energia com um menor comprimento de onda. A maior fonte natural de luz azul para os seres humanos é o Sol, mas nossos celulares também emitem vestígios de luz azul. Desse modo, a exposição excessiva à luz azul pode suprimir a secreção de melatonina, um hormônio importante para ter um sono adequado à noite.

Ainda assim, a principal vantagem do modo escuro é que ele economiza o consumo de energia em dispositivos com telas OLED. Nos painéis OLED, cada pixel é iluminado individualmente. Desse modo, quando o fundo é branco, todos os pixels são ativados e a tela exige mais energia. Consequentemente, quando os pixels ficam pretos, como no caso do modo escuro, os requisitos de energia da tela são naturalmente reduzidos.

É importante deixar claro que essa capacidade de economia de energia do modo escuro é limitada às telas OLED. Telefones, monitores e laptops com telas LCD não se beneficiem dessa característica. Isso ocorre porque as telas de LCD se iluminam usando um painel traseiro que sempre acende completamente.

As desvantagens de usar o modo escuro

Celular com modo escuro ativado

Embora muitas pessoas se sintam mais confortáveis usando o modo escuro em condições de pouca luz, nem sempre é recomendável fazê-lo. Os seres humanos são naturalmente hábeis em ver as coisas mais claramente durante o dia e não à noite. Nossos olhos evoluíram para trabalhar em ambientes com luz abundante, seja para ver objetos em nosso ambiente natural durante o dia ou textos escritos em papel.

Dito isto, um ponto discutível que contraria o uso do modo escuro para melhor visibilidade é que a luz sobre o modo escuro (especialmente para texto) não é necessariamente boa para todos. Um estudo de 2014 descobriu que pessoas com astigmatismo acham mais difícil ler um texto com letras brancas e fundo escuro do que um texto preto em fundo branco.

Parte disso tem a ver com os níveis de luz. Com uma tela brilhante (fundo branco), a íris fecha um pouco mais, diminuindo o efeito das lentes “deformadas”. Por outro lado, com uma tela escura (fundo preto), a íris se abre para receber mais luz e a deformação da lente cria um foco muito mais nebuloso no olho.

Sendo assim, caso você compartilhe desses sintomas, é possível que você sofra de astigmatismo e nem saiba disso. De forma indireta, esse pode ser o motivo pelo qual você não se sente bem ao ler coisas no seu telefone com o modo escuro ativado.

Então, devo usá-lo ou não?

modo escuro do celular e realmente benefico para os olhos 4

É bem provável que você tenha clicado nesse artigo esperando uma resposta direta sobre se você deve ou não usar o modo escuro. Infelizmente, como acabamos de descrever, isso não é algo fácil de responder. De fato, dependendo de como você usa seu dispositivo, cada modo tem suas próprias vantagens e desvantagens.

A dica geralmente compartilhada pelos especialistas é que, se você for fazer uma longa leitura, mantenha o modo tradicional ativado. O texto em preto sobre fundo branco contribui para uma melhor legibilidade e, consequentemente, para uma melhor compreensão de textos longos. No modo escuro, sua pupila precisa se expandir para permitir a entrada de mais luz. Na prática, isso pode reduzir o seu poder de leitura.

Vale mencionar também que, quando você passa a ver as coisas no modo escuro por um período prolongado, como por alguns meses, seus olhos se acostumam a deixar entrar menos luz. Por esse motivo, se você olhar para uma tela brilhante de vez em quando, poderá sentir uma sensação de desconforto. Porém, se você costuma ler constantemente em ambientes com pouca luz, recomenda-se o uso do modo escuro como uma forma de “equilibrar” o contraste de luzes entre o aparelho e o ambiente.

No fim das contas, cabe a você trocar os modos constantemente para ver qual deles se adequa ao seu estilo de leitura. Tente analisar textos (que geralmente exigem mais da visão) de tamanhos variáveis para encontrar um certo padrão. Na dúvida, consulte um optometrista para a realização de medições de amplitude visual.

Leia também: Por que as nossas pupilas ficam maiores no escuro?
Leia também: Como os animais noturnos caçam suas presas na escuridão?

E você, costuma usar o modo escuro com frequência? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!