Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

É possível se esquivar de um tiro?

Desviar de um tiro

A cultura popular (especialmente nos filmes de ação) costuma trazer à tona algumas ideias bem loucas. Esquivar-se das balas parece ser a sua favorita. Normalmente, o vilão atira contra o mocinho que, sendo o protagonista do filme, consegue se esquivar da bala sem grandes esforços. Mas, afinal de contas, é realmente possível se esquivar de um tiro?

Bem, em teoria, quando várias condições e variáveis estão a seu favor, pode haver uma chance extremamente pequena de que alguém realmente possa se esquivar de um tiro. No entanto, se levarmos em conta as condições práticas da vida real, é quase impossível deslocar o corpo a tempo de evitar ser atingido pela bala.

Ao longo desse artigo, nós vamos conferir os fatores que dificultam qualquer tentativa de se esquivar de um tiro.

A importância do tempo de reação ao tentar se esquivar de um tiro

Se você curte esportes, já deve ter ouvido alguém falar no termo “tempo de reação” pelo menos uma ou duas vezes. Basicamente, o tempo de reação é uma resposta fisiológica a um estímulo externo. Na prática, um tempo de reação “bom” geralmente implica que uma pessoa tem a capacidade de reagir muito rapidamente a um estímulo externo. Porém, reagir com precisão ao disparo de uma bala é, sem dúvida, uma habilidade impressionante, quase impossível.

Para se esquivar de qualquer coisa, o objeto em questão precisaria ser algo grande o suficiente para ser notado claramente a uma distância de algumas dezenas de metros. Além disso, ele precisaria estar se movimentando a uma velocidade relativamente lenta. Assim, de acordo com essas diretrizes, há muitas coisas que você pode evitar com segurança e facilidade. Coisas grandes, como cadeiras e bolas, entram nessa categoria, mas os projéteis ficam em outro patamar.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Para início de conversa, uma bala disparada falha nos dois critérios de coisas “normais” que discutimos acima; ela apresenta um tamanho extraordinariamente pequeno e se move rápido demais. Mas, ainda assim, até seria possível se esquivar de um tiro, caso tudo conspirasse ao seu favor, como veremos no tópico a seguir.

Armas diferentes, balas desiguais e velocidades distintas

No geral, existem centenas de variedades de armas por aí. Da mesma forma, existem inúmeros tipos de balas que podem ser usadas em operações diferentes. Então, naturalmente, o tamanho, a velocidade e a força de impacto de todas essas balas variam significativamente.

A velocidade com que uma bala deixa uma arma é conhecida como “velocidade de saída”. Assim como já foi citado, diferentes tipos de armas têm velocidades variáveis de saída que podem variar de 120 metros/segundo a 1200 metros/segundo. No entanto, para o bem da questão, vamos falar sobre a velocidade média de uma bala que fica em torno de 750 metros/segundo (2740 km/h).

Desse modo, já dá para ter uma ideia que tentar se esquivar de um tiro é realmente um desafio, para não dizer uma loucura! Há uma série de variáveis perigosas empilhadas contra você aqui. Porém, isso não é impossível, tecnicamente falando, como veremos a seguir.

É completamente impossível tentar se esquivar de um tiro?

Homem a desviar de um tiro

Bem, não necessariamente. Com as condições ideais em vigor (o que é muito improvável de ocorrer na vida real), não é completamente impossível se esquivar de uma bala. De fato, isso foi demonstrado no famoso programa de TV “Os Caçadores de Mitos”. Aqui está o vídeo:

Propaganda. Role para continuar lendo.

Nesse vídeo, eles mostram que, mesmo com um tempo de reação relativamente rápido de 490 milissegundos, não se pode desviar de uma bala a uma distância de 500 jardas (aproximadamente 450 metros) apenas com base no som do disparo, pois a bala atinge a pessoa antes desta ouvir o som. No entanto, a 500 jardas, é possível ver o flash e, com o mesmo tempo de reação, pode-se desviar da bala.

Ainda assim, as condições usadas nesta demonstração são altamente controladas. Eles dispararam um projétil especial que produziu um flash brilhante a uma distância cuidadosamente medida, sem falar que a pessoa estava totalmente ciente de que seria atingida. Porém, na vida real, uma situação desse tipo está longe de ser minimamente prática.

Portanto, é perfeitamente justo dizer que você não pode se esquivar de um tiro na vida real, embora não seja tecnicamente impossível.

Leia também: A história da maior arma já construída
Leia também: Quantos tiros um colete à prova de balas pode receber até se tornar inútil?

Propaganda. Role para continuar lendo.

Muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Mais

Bizarro

“O que você quer ser quando crescer?” é muito comum ouvirmos essa pergunta quando ainda somos criança e logo pensamos em inúmeras possibilidades, porém...

Curiosidades

Você com certeza já deve ter assistido à algum jogo de futebol na vida, certo? Ok, então acho que você também reparou que quando...

Curiosidades

Os restaurantes fast food são bastante frequentados, principalmente para quem precisa fazer um lanche de baixo custo e delicioso. existem diversos desses restaurantes espalhados...

Curiosidades

Desde pequenos estamos acostumados a ouvir perguntas do tipo: “O que você quer ser quando crescer?” e consequentemente começamos a pensar sobre isso. Mas...

Bizarro

A Noiva Cadáver é uma das animações mais famosas do mundo e um dos trabalhos mais conhecidos do Tim Burton. Mas se você nunca...