A cultura popular (especialmente nos filmes de ação) costuma trazer à tona algumas ideias bem loucas. Esquivar-se das balas parece ser a sua favorita. Normalmente, o vilão atira contra o mocinho que, sendo o protagonista do filme, consegue se esquivar da bala sem grandes esforços. Mas, afinal de contas, é realmente possível se esquivar de um tiro?

Bem, em teoria, quando várias condições e variáveis estão a seu favor, pode haver uma chance extremamente pequena de que alguém realmente possa se esquivar de um tiro. No entanto, se levarmos em conta as condições práticas da vida real, é quase impossível deslocar o corpo a tempo de evitar ser atingido pela bala.

Ao longo desse artigo, nós vamos conferir os fatores que dificultam qualquer tentativa de se esquivar de um tiro.

A importância do tempo de reação ao tentar se esquivar de um tiro

e possivel se esquivar de um tiro 1

Se você curte esportes, já deve ter ouvido alguém falar no termo “tempo de reação” pelo menos uma ou duas vezes. Basicamente, o tempo de reação é uma resposta fisiológica a um estímulo externo. Na prática, um tempo de reação “bom” geralmente implica que uma pessoa tem a capacidade de reagir muito rapidamente a um estímulo externo. Porém, reagir com precisão ao disparo de uma bala é, sem dúvida, uma habilidade impressionante, quase impossível.

Para se esquivar de qualquer coisa, o objeto em questão precisaria ser algo grande o suficiente para ser notado claramente a uma distância de algumas dezenas de metros. Além disso, ele precisaria estar se movimentando a uma velocidade relativamente lenta. Assim, de acordo com essas diretrizes, há muitas coisas que você pode evitar com segurança e facilidade. Coisas grandes, como cadeiras e bolas, entram nessa categoria, mas os projéteis ficam em outro patamar.

Para início de conversa, uma bala disparada falha nos dois critérios de coisas “normais” que discutimos acima; ela apresenta um tamanho extraordinariamente pequeno e se move rápido demais. Mas, ainda assim, até seria possível se esquivar de um tiro, caso tudo conspirasse ao seu favor, como veremos no tópico a seguir.

Armas diferentes, balas desiguais e velocidades distintas

e possivel se esquivar de um tiro 2

No geral, existem centenas de variedades de armas por aí. Da mesma forma, existem inúmeros tipos de balas que podem ser usadas em operações diferentes. Então, naturalmente, o tamanho, a velocidade e a força de impacto de todas essas balas variam significativamente.

A velocidade com que uma bala deixa uma arma é conhecida como “velocidade de saída”. Assim como já foi citado, diferentes tipos de armas têm velocidades variáveis de saída que podem variar de 120 metros/segundo a 1200 metros/segundo. No entanto, para o bem da questão, vamos falar sobre a velocidade média de uma bala que fica em torno de 750 metros/segundo (2740 km/h).

Desse modo, já dá para ter uma ideia que tentar se esquivar de um tiro é realmente um desafio, para não dizer uma loucura! Há uma série de variáveis perigosas empilhadas contra você aqui. Porém, isso não é impossível, tecnicamente falando, como veremos a seguir.

É completamente impossível tentar se esquivar de um tiro?

Homem a desviar de um tiro

Bem, não necessariamente. Com as condições ideais em vigor (o que é muito improvável de ocorrer na vida real), não é completamente impossível se esquivar de uma bala. De fato, isso foi demonstrado no famoso programa de TV “Os Caçadores de Mitos”. Aqui está o vídeo:

Nesse vídeo, eles mostram que, mesmo com um tempo de reação relativamente rápido de 490 milissegundos, não se pode desviar de uma bala a uma distância de 500 jardas (aproximadamente 450 metros) apenas com base no som do disparo, pois a bala atinge a pessoa antes desta ouvir o som. No entanto, a 500 jardas, é possível ver o flash e, com o mesmo tempo de reação, pode-se desviar da bala.

Ainda assim, as condições usadas nesta demonstração são altamente controladas. Eles dispararam um projétil especial que produziu um flash brilhante a uma distância cuidadosamente medida, sem falar que a pessoa estava totalmente ciente de que seria atingida. Porém, na vida real, uma situação desse tipo está longe de ser minimamente prática.

Portanto, é perfeitamente justo dizer que você não pode se esquivar de um tiro na vida real, embora não seja tecnicamente impossível.

Leia também: A história da maior arma já construída
Leia também: Quantos tiros um colete à prova de balas pode receber até se tornar inútil?

Muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!