Todos os dias quando saímos, é comum nos depararmos com inúmeros veículos indo e vindo por todos os lados, eles já fazem parte da nossa rotina há bastante tempo. Os meios de transporte são sem dúvida alguma muito importantes para nós, já que são a forma que temos para chegar mais rápido a locais distantes ou de difícil acesso.

Como todos sabemos, todos os automóveis possuem placas que funcionam como uma espécie de “rg” para eles. Essas placas são compostas de letras e números. Além disso elas podem ser de diversas cores, mas você sabe qual o significado de cada uma dessas cores? Se já teve ou tem essa curiosidade, iremos responder agora mesmo.

Qual o significado das cores das placas de automóveis?

Como surgiram?

Bom, antes de mais nada, vale a pena falarmos de como surgiram as placas dos automóveis. As placas são emitidas pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) de cada estado brasileiro. O sistema de emplacamento foi adotado em 1901 e de lá pra cá, várias alterações foram feitas. Entre 1901 e 1941, o sistema de emplacamento era de competência municipal, mas até 1915, não existia padronização no material, nem mesmo nas cores.

Entre 1915 e 1941, começou-se a usar as letras P e A nas placas, assim indicando se o veículo era particular ou alugado. Muitas pessoas nem imaginam, mas várias e várias outras modificações foram feitas até chegar em 1990 quando foi adotado o sistema alfanumérico, com 3 letras e 3 números. Uma curiosidade bem bacana, é que o Brasil é o único país do mundo a adotar as películas prismáticas na confecção das placas veiculares. Nos demais países, as películas reflexivas que são usadas.

Qual o significado das cores das placas de automóveis?

Significado das Cores

Como já falamos lá no início, as placas de automóveis também são divididas por cores e isso não é à toa, vamos entender melhor essa divisão.

Placas Cinzas

Essas são as placas de automóveis mais comuns de serem encontradas. Tendo as letras e números na cor preta, esse é o modelo de placa mais comum de encontrarmos nas ruas e rodovias, isso porque ela serve para identificar veículos particulares, sejam eles carros de passeio, motos e até mesmo caminhões.

Placas Vermelhas

As placas na cor vermelha sempre possuem letras e números brancos, elas são usadas por veículos de transporte público e de aluguel, como é o caso de ônibus, táxi e alguns caminhões.

Placas Brancas com Letras e Números Pretos

Essas placas são destinadas a veículos oficias que pertencem aos poderes federais, estaduais ou municipais. Carros de polícia, bombeiros e câmara de vereadores são exemplos de veículos que utilizam esse tipo de placa.

placas tricurioso4

Placas Brancas com Letras e Números Vermelhos

Placa desse tipo é específica para veículos de auto escola. De vez em quando vemos no trânsito algum carro de auto escola com algum aprendiz no volante, pode observar que a placa é diferente das dos demais carros.

Placas Azul Claro

As placas nessa tonalidade possuem letras brancas e são de uso exclusivo de autoridades em relações internacionais, como é o caso dos diplomatas. Elas sempre são acrescidas de mais duas letras, dependendo do cago da autoridade.

Placas Azul Escuro

Aqui, as letras e números também são brancos e as placas dessa cor são utilizadas por montadoras para poder testar veículos que serão lançados.

Qual o significado das cores das placas de automóveis?

Placas Pretas com Letras e Números Cinza

São utilizadas para veículos de coleção e que possuem mais de 30 anos de fabricação. Esse tipo de placa só pode ser utilizado mediante ao DETRAN informando que se trata de um veículo de coleção.

Placas Pretas com Letras e Números Dourados

As placas nessa coloração são de uso exclusivo em carros oficiais de autoridades como é o caso dos prefeitos, presidente da câmara, presidente de assembleia e tribunais. Além disso,  esse modelo costuma chamar bastante atenção também por possuir um brasão da república gravado antes das letras.

Placas Verdes

Com letras e números brancos, essas placas são usadas por concessionárias e oficinas mecânicas que precisam testar os carros nas ruas. Vale deixar claro que estas não são muito comuns de serem vista, mas se você avistá-la, saiba que aquele carro está passando por manutenção. Após março de 2007, as montadoras passaram a usar esse tipo de placa para testar os carros nas ruas.

placas tricurioso

Leia Também: Por que os carros da Rolls-Royce são absurdamente caros?
Leia Também: 8 carros de três rodas que você não sabia que existiam

Vale lembrar que esse é o sistema de emplacamento adotado aqui no Brasil, ele varia de país para país. Então não estranhe se estiver em terras estrangeiras e as placas estiverem um tanto diferente dessas que falamos aqui.

Interessante, não acha? Comenta aqui e não esquece de compartilhar esse post!