Recentemente a nossa redação acabou fazendo um post sobre o Nissim Ourfali, um garoto que viralizou na internet após lançar um clipe sobre seu Bar Mitzvah. Caso queira dar uma conferida, clique aqui. Mas se eu te perguntar o que é um Bar Mitzvah, você saberia me responder? Não? Então vem comigo que hoje irei explicar do que se trata esse tal Bar Mitzvah.

O Bar Mitzvah é uma cerimônia judaica que marca a passagem de um garoto para à vida adulta, aos 13 anos de idade. Quando se atinge essa idade, ele arca com sua maioridade religiosa e, com isso, passa a ter responsabilidades diante de sua comunidade. No Bar Mitzvah você terá basicamente uma festa onde possuirá alguns rituais específicos da religião, mas também pode ter bolo e presentes como é visto em uma festa tradicional.

Mais ou menos um ano antes do ritual, o garoto começa a estudar a língua hebraica e a Torá, conhecida por ser o livro sagrado do judaísmo. Durante a cerimônia é escolhido uma das 54 porções semanais da Torá, conhecidas por Parashat para ser lida por ele na frente de sua comunidade.

Imagem relacionada

Na maioria das vezes, algumas associações incentivam o garoto a ler o Haftará (trechos do livro dos profetas) e a realizar o Dvar Torá, que seria basicamente a explicação do Parashat. Após todo esse procedimento, a passagem é celebrada com muita festa, canto e uma chuva de balinhas arremessadas por parentes e amigos, para que assim, o homenageado tenha uma vida doce.

Além do característico Quipá, durante a cerimônia, também é usado o tefilim, que são caixinhas pretas com faixas de couro que são colocadas no braço, na altura do coração e também na cabeça do garoto. O uso desse acessório significa que ele busca, a partir daquele momento, a harmonia entre o que pensa, o que sente e o que realiza. Outro acessório usado é o Talit, um xale de lã, seda ou linho com franjas nas pontas para poder cobrir os ombros e a cabeça durante as orações.

Imagem relacionada

O que achou? É judeu? Se sim, como foi seu Bar Mitzvah? Comente logo abaixo 😀