Todo churrasco de família em que apareço de All Star gera o mesmo comentário: Bom mesmo era o Kichute! Durava para sempre, não havia tempo ruim para ele. Mas afinal, o que é um Kichute?

Ontem escrevi sobre os tênis mais famosos do mundo e um dos primeiros comentários foi: Cadê o Kichute? Então, meus amigos, um Kichute é um calçado que misturava as funções de tênis e chuteira. É produzido desde a decada de 70 pela Alpargatas com o slogan: “Kichute, calce esta força!” Ele teve seu ápice entre 1978 e 1985 com a venda ultrapassando 9 milhões de pares por ano! Ele era feito de lona e solado com cravos de borracha. Era todo preto e se tornou moda entre os meninos que poderiam vesti-lo tanto para ir a escola quanto para jogar futebol.

o que e kichute tricurioso 1

O esporte estava extremamente famoso na época, ainda mais após a conquista da Copa do Mundo de 1970 ter sido feita pelo Brasil. Se perguntar para qualquer um que usava um Kichute, o comentário era o mesmo: O cadarço era gigante! Para solucionar o problema, os meninos amarravam o excesso na canela ou ainda dando voltas no próprio tênis, passando pelo solado.

Porém, quando os tênis importados começaram a surgir, as vendas do Kichute despencaram, mas o produto não deixou de ser produzido. Em São Paulo na década de 90, o tênis fazia parte do uniforme dos garis da prefeitura. Corra e mostre a seus pais e tios esta matéria e pergunte se eles usavam Kichute, tenha certeza de que ouvirá boas histórias. Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo, hein?! 😉