Existem um grande número de pessoas no mundo que adoram tomar aquela cerveja gelada no final de semana, isto porque as bebidas alcoólicas possuem o poder de deixar seu usuário mais relaxado, leve e confortável, isso quando ingerida na medida certa. Porém, você já imaginou sentir o mesmo efeito ao comer um grande prato de lasanha?

É isso o que acontece com quem sofre de uma doença chamada Síndrome da Fermentação Intestinal, uma condição ainda pouco compreendida que, em resumo, faz com que o excesso de leveduras no intestino transforme os carboidratos ingeridos em álcool. Nos EUA existe um rapaz chamado Matthew Hoog que sofre com este problema. Graças a ela, ele acorda sempre com ressaca e sofre com o cansaço constante. Além disso, ele também possui uma grave intoxicação crônica por álcool e uma doença no fígado, tudo em função da constante fermentação intestinal.

sindrome da fermentação intestinal tricurioso

Após terminar com suas economias e de sua família com exames e medicamentos, descobriu-se que Hoog tinha níveis elevadíssimos de etanol no organismo, o que indicou um grande crescimento bacteriano no intestino delgado. Foi preciso mais de duas décadas para que houvesse um diagnóstico e para evitar suas consequências, o jovem que hoje tem 34 anos mantém uma dieta restritiva a base de carnes, ovos, nozes, água e chá de ervas. Infelizmente, mesmo assim todos os sintomas não são eliminados, porém há um certo alívio da situação.

Pessoas que sofrem desta rara síndrome acabam desenvolvendo uma condição delicada em seu intestino que acaba atingido por grande quantidade de fungos, atingindo cerca de 400% mais do que os de uma pessoa normal. Em geral, quem aparece é a Saccharomyces cerevisiae também conhecida como levedo de cerveja. Ainda não se sabe muito sobre a doença e também não há um apanhado sobre quantas pessoas no mundo sofrem com ela.

Muito estranho, não acha? Comente!