Sim, este é definitivamente um fato curioso. Será que aquele amigo gordinho que você julgou a vida toda não possui alergia a exercícios físicos? Isso existe mesmo? Vamos descobrir!

Existe, meu amigo e minha amiga. Esta alergia se chama anafilaxia e consiste em reações alérgicas que fazem as células de alergia do corpo liberarem diversas histaminas que, em geral, ajudam seu organismo a terminar com a alergia. Porém, a anafilaxia que ocorre em função do exercício acontece quando uma alergia específica – como a alimentos, por exemplo – acaba sendo combinada a exercícios físicos.

2% da população sobre com esse problema e as reações são adversas, é possível ter coceira generalizada, lábios inchados, falta de ar, chiado no peito, sintomas gastrointestinais e outros. É possível, inclusive, ter um choque anafilático. Ela pode surgir poucos segundos após o início da prática do exercício ou em até três horas. Ela atinge mais adultos e alguns dos pacientes só demonstram sintomas alimentos específicos tais como aipo, trigo ou frutos do mar.

alergia exercicios fisicos existe tricurioso 1

Quando o caso é extremo, o alérgico precisa evitar este tipo de alimento e também esperar cerca de seis horas para praticar exercícios. Houve um caso em específico que chamou a atenção da comunidade médica. Um menino japonês de 16 anos tinha há 5 anos reações alérgicas adversas sempre que se exercitava no inverno. Após ser testado, descobriu-se que a combinação de frio com exercícios físicos causavam a anafilaxia.

Caso você suspeite que possua esta alergia, precisa procurar um médico para que seja diagnosticado da forma correta. Além disso, quem sofre desta alergia precisa carregar consigo uma EpiPen – injeção de adrenalina que contem os sintomas.

Você conhecia esta alergia bizarra? Comente!