A ceratose é uma doença de pele com o aspecto de uma verruga, porém com outras configurações. Se trata de uma alteração na pele que a deixa com tal aparência. Esta enfermidade cutânea afetou o presidente Michel Temer semana passada, que iniciou o procedimento de retirada no dia 12 de Julho (quinta-feira), por meio do Serviço Médico da Câmara dos Deputados.

cetarose-michel-temersaude saúde tricurioso02

O dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Murilo Drummond explica que a cetarose difere muito de uma verruga, pois são manifestações de diferentes configurações na pele. A ceratose, que estava próxima ao olho esquerdo de Michel Temer é hipertrofia, uma mudança na camada córnea da epiderme (em outras palavras, a parte superficial da nossa pele), enquanto as verrugas acontecem por meio do chamado papiloma vírus humano (HPV). Outra diferença entre estas também se dá pelo fato de que o papiloma vírus é transmissível pelo contato com a pele, já a ceratose, não. Isto ocorre pelo contato também de objetos, roupas e outros itens contaminados, porém é mais frequente na infância, uma vez que as crianças ainda não apresentam um sistema imunológico bem desenvolvido.

verruga saude saúde tricurioso

Verruga.

A cetarose pode se manifestar com escamas, o que dá uma aparência envelhecida para a cútis, e tal manifestação pode afetar pessoas sem distinção de idade. São manchas redondas, em tons de marrom escuro.

Tipos de Ceratose

  • Actínica: Pela ação do sol. Em geral, afeta partes mais visíveis do corpo (as mais expostas à luz solar), como nos braços, mãos, pescoço, rosto, pés, dentre outras. Neste caso, podem ser de precedência maligna, com a possibilidade de evoluir para câncer;

ceratose saúde saude tricurioso02

  • Pilar: Também chamada de ceratose folicular, seus aspectos englobam manchas pequenas, mais avermelhadas ou brancas, se manifestando nas pernas, nádegas, braços e bochechas, devido à queratina acumulada nos folículos pilosos, resultando em uma aparência áspera, ressecada, mais comum em pessoas com dermatite atópica, apesar de também afetar outras pessoas, sem distinção de idade.

ceratose michel temersaude saúde tricurioso pilar

  • Seborreica: Manchas redondas e marrons que podem aparecer com volumosas ou não (por isso se assemelham a verrugas), se manifestando frequentemente no rosto e partes do tronco. Apesar disto, não oferecem qualquer risco.

ceratose-michel-temersaude saúde tricurioso seborreica

O tratamento mais rápido para remoção da ceratose se dá pela eletrocauterização, segundo a SBD. Consiste na técnica mais prática, apesar de mais cara, que usa um bisturi elétrico e anestesia local (geralmente em creme). Há também a cauterização química (usando uma espécie de ácido), e a crioterapia, que emprega congelamento, baseado em nitrogênio líquido.

E aí, você é do tipo que sente os sintomas ao ler a bula? Haha muita calma nessa hora, é só procurar auxílio médico, que já é meio caminho andado. Até mais, galera!