Esta matéria veio para deixar quem tem acrofobia de cabelos em pé, pois falaremos sobre alturas. Portanto, aperte bem seus para-quedas e melhores orações, pois vamos subir no prédio mais alto do mundo!

Ele fica localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Pra você, que ainda não se ligou de que parte do mundo estamos falando, vou apenas lhe mostrar a primeira foto que encontrei ao “googlear” o termo “Dubai” na pesquisa de imagens:

qual-e-o-predio-mais-alto-do-mundo-atualmente02dubai-burj-khalifa

Não, não é uma cena de Star Wars, esta foto foi tirada em Dubai, nos Emirados Árabes.

Depois desta foto, das duas opções, uma: ou você pesquisou “Dubai” no Google para ver se realmente era a primeira imagem que aparecia, ou ainda está tentando devolver o queixo para a própria boca, hehe. Consegue ver o prédio esguio e pontiagudo ao fundo da foto? Pois é dele que falaremos no post de hoje. É o prédio arranha-céu mais alto do mundo. Pra quem quer logo saber em qual prédio não estar quando o elevador parar seu funcionamento no último andar, seu nome é Burj Khalifa Bin Zayid, ou mesmo o curto nome Burj Khalifa (“Torre Khalifa“, em tradução livre). Este nome foi dado à obra em homenagem ao xeique e também chefe de Estado dos Emirados Árabes Khalifa bin Zayed Al Nahyan.

Este arranha-céu é uma mistura de complexo residencial e comercial. Para se ter uma noção, teve suas obras iniciadas ainda no ano de 2004, e terminaram somente em 2010. A construção do Burj Khalifa envolveu muitos conflitos entre as empresas envolvidas, por volta de 9 empresas, dentre elas a Samsung Engineering & Construction e a Middle East Foundations (talvez, um dos fatores pelos quais sua inauguração demorou tanto a ocorrer, no dia 4 de janeiro de 2010). Além destas, outras empresas, de menor porte, também participaram do projeto.

qual-e-o-predio-mais-alto-do-mundo-atualmente01

Vamos ao que interessa: Números!

Mas e aí Douglas, quantos metros esse prediozão tem, pelamor de Deus?“??

O Burj Khalifa mede, aproximadamente, 828 metros de altura, distribuídos em 160 andares, o que já desanima até o maior praticante de Crossfit da Terra, implicando em 330 mil m³ de concreto reforçado,  55 mil toneladas de vergalhões de aço para sua estrutura. A fundação tem estacas de 1,5m de diâmetro por 43m de comprimento, enterradas a mais de 50m de profundidade, ou seja, é metro pra chuchu. Para erguer este recorde nas alturas, foram gastas 22 milhões de homens/horas. Para quem quer juntar algumas moedinhas por ano, para comprar um destes, vou lhe mostrar a média do dinheiro que foi gasto para sua construção: “Míseros” 1,5 bilhão de dólares.

qual-e-o-predio-mais-alto-do-mundo-atualmente02dubai-burj-khalifa03

qual-e-o-predio-mais-alto-do-mundo-atualmente02dubai-burj-khalifa04-coca-cola

É isso aí pessoal, curtiram? Deixem seu comentário, compartilhem com seus amigos que tem acrofobia 😉