Um incômodo quando preso, mas a melhor sensação do mundo quando solto, o espirro é um dos reflexos do nosso corpo quase incontroláveis. Uma resposta natural a corpos estranhos que possam nos fazer mal possui algumas características que por vezes ignoramos, por vezes, ignoramos. E isto vai além de saber se segurar um espirro te mataria, caro leitor. Listaremos algumas curiosidades sobre o espirro para você que nos acompanha, se liga!

150 km/hora

loratadina tricurioso saúde espirroloratadina tricurioso saúde espirro

Ainda está pensando de quê se trata este número? Ou acertou na mosca? Sim, esta é a velocidade na qual os vírus que seu narigão expele para o mundo saem de seu canal respiratório. Pra se ter uma noção, isto é muito mais rápido que a velocidade máxima que um guepardo pode atingir ao correr atrás de suas presas (mas ainda não ultrapassa um Fiat Uno de firma com escada no teto 🙁 ).

Três vezes seguidas? Normal!

por que espirramos saiba algumas curiosidades sobre o espirro tricurioso mulher

Até que tá divertindo esse monte de foto de gente espirrando!? Hehe

Para expelir corpos estranhos, o corpo realiza este movimento até que esteja livre dos microorganismos. Se você espirrou algumas vezes, fique tranquilo, você acabou de dar um empurrão de 150km/h em alguns sujeitinhos microscópicos indesejáveis ao seu corpo.

Além de rápido, voa longe

por que espirramos saiba algumas curiosidades sobre o espirro tricurioso03

Sim, às vezes nosso espirro tem um alcance maior que o wi-fi do vizinho. Incríveis 9 metros de distância podem ser atingidos com um espirro. Pena que ele não tem sinal de internet, haha.

Fechar os olhos é um dos reflexos

por que espirramos saiba algumas curiosidades sobre o espirro tricurioso04 bebe

Andar na corda bamba ou praticar tiro ao alvo em maçãs encima da cabeça de pessoas não são alternativas seguras, quando se está espirrando muito ao longo do seu dia. Isto porque o espirro é um movimento involuntário, ou seja, é um reflexo irreversível (igual quando o médico dá uma “marteladinha” em seu joelho para conferir seus reflexos da perna), espirrar faz com que você contraia os músculos do rosto, e também suas pálpebras.

“Mas e se eu ‘não puder’ espirrar?”

por que espirramos saiba algumas curiosidades sobre o espirro tricurioso mulher02

Caso você esteja em um ambiente que não permita muito barulho, como uma biblioteca, igreja, o interior de um armário ou onde for, caso não haja a possibilidade de sair logo de onde está, tente esfregar o nariz ou forçar uma respiração profunda, isto pode lhe ajudar. Porém, senão for de todo urgente, espirre sem remorso, pois um espirro mal dado pode, na pior das hipóteses, causar ferimentos internos como rompimento de vasos sanguíneos em seus olhos ou tímpanos.

E é isso aí, pessoal, gostaram? Comentem pra gente! Quer mais uma foto de gente espirrando? Saindo mais uma… 🙂

por que espirramos saiba algumas curiosidades sobre o espirro tricurioso02