A cebola é um ingrediente básico que pode ser usado nas receitas mais simples do nosso dia a dia e além de realçar o sabor em receitas, também apresenta propriedades muito úteis para o bom funcionamento do nosso organismo. Prepare-se para grandes emoções, pois hoje descascamos para você algumas curiosidades e benefícios fresquinhos sobre a cebola pra vocês, caríssimos e caríssimas TriCuriosos!

conheca importantes beneficios da cebola para o organismo tricurioso

Não precisa chorar! Já vamos resolver o seu problema…

A cebola é um vegetal do gênero Allium. Outros vegetais relacionados do mesmo gênero incluem a cebolinha, o alho, o alho-poró, cebola Chinesa e a chalota. A planta da cebola tem folhas verde-azuladas e a base de seu bulbo começa a inchar, após um certo período. Dentre seus benefícios, destacam-se:

Importante contra o Câncer

A University of Guelph concluiu por meio de estudos que cebolas vermelhas são as mais eficientes contra células cancerígenas, como é o caso do Câncer de colon e mama, pois possuem altos níveis de quercetina e antocianina, dois compostos que contribuem para a eliminação de células cancerígenas, tornando o organismo infavorável para sua crescimento e comunicação.

Melhoram a saúde do coração

conheca importantes beneficios da cebola para o organismo04

Os flavonoides da cebola vermelha contribuem para a saúde cardíaca. São ricas em organossulfur, que auxilia na prevenção de doenças do coração. De acordo com estudos na Argentina, a ingestão de compostos de organossulfur encontrados na cebola reduzem o risco de doença cardiovascular. Cebolas contêm tiossulfinatos que agem como diluentes de sangue, reduzindo o risco de ataque cardíaco e acidente vascular encefálico. A quercetina também tem parte neste benefício, por oferecer propriedades anti inflamatórias e anti oxidantes, muito úteis à saúde cardíaca.

Diminui o nível de açúcar no sangue

posso doar sangue tricurioso

O extrato de cebola pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, conforme provam estudos conduzidos com ratos diabéticos. Um dos compostos de enxofre da cebola (S-Metilsisteína) em conjunto com a quercetina geraram efeitos benéficos quanto ao açúcar do sangue. No entanto, concluiu-se que cebolas mostram bons resultados junto à metformina, uma droga anti diabética.

Digestão saudável

Os benefícios da cebola para a digestão podem ser atribuídos à inulina, uma fibra presente no vegetal que age como fonte de alimento para bactérias benéficas no intestino. Esta fibra ajuda o corpo a manter bons níveis de bactéria saudável. No entanto, estes tiossulfinatos da cebola podem danificar estas bactérias (por apresentar propriedades bactericidas), caso consumida em excesso. Para mais informações, consulte seu médico.

Saúde dos ossos em dia!

alergia exercicios fisicos existe tricurioso

Pesquisas preliminares na Suíça sugerem que cebolas podem prevenir osteoporose relacionada à idade. Compostos chamados GPCS, encontrados em cebolas brancas podem reduzir perdas significantes nos ossos. Uma vez que o estudo foi conduzido com ratos (que possuem organismo semelhante ao nosso), os efeitos em humanos também podem ser positivos.

Prevenção de alergias e inflamações

 

A quercetina também podem prevenir inflamações. Também mostra bom desempenho contra alergias, prevenindo que as células do organismo percam histamina. Cozinhar cebolas pode auxiliar a abrir e drenar a sinusite, reduzindo o congestionamento nasal e diminuindo o muco.

Melhora o sistema de imunição do corpo

Nossas amigas nos fazem chorar, mas também contém selênio, que estimulam a função imunitória do nosso organismo, o que também previne resposta desta função em excesso, devido a seus minerais, o que pode nos causar efeitos reversos. Células que nascem com deficiência em selênio podem apresentar dificuldades em produzir proteínas e transportar cálcio.

Auxilia na cura de doenças no ouvido

por que o nosso ouvido entope quando descemos a serra 1

Mesmo em estágios iniciais de pesquisa já percebe-se que cebolas podem ajudar a curar doenças auditivas. O suco da cebola pode trabalhar diminuindo a dor de ouvido. Um modo simples de conseguir este efeito é sugerido da seguinte forma: aquecer uma cebola, extrair um pouco de seu suco e colocar algumas gotas dentro do ouvido infeccionado.

Saúde respiratória

loratadina tricurioso saúde espirro coriza

De acordo com estudos norte-americanos, pacientes com problemas respiratórios tais como asma e rinite alérgica podem se beneficiar de certas frutas e vegetais, incluindo a cebola. Suas propriedades anti inflamatórias podem aliviar problemas respiratórios. Se você sofre de alguma doença respiratória, inclua cebola em sua dieta (junto ao uso de remédios, recomendados por um médico), para uma cura mais rápida, como, por exemplo, por meio de saladas, vinagrete, etc.

Melhora o sono

dormir escuro tricurioso

Cebolas contém prebióticos, que melhoram na qualidade do sono significantemente, reduzindo o stress. Quando a bactéria benéfica do estômago digere fibra prebiótica, ela se multiplica e melhora a saúde do estômago. E mais importante, libera derivados metabólicos, que influenciam no funcionamento cerebral e induzem ao sono saudável.
E aí, gostou? Compartilhe com o pessoal 🙂