Curiosidades

Descubra quais são os queijos mais fedorentos do mundo

Descubra quais são os queijos mais fedorentos do mundo

Pode ser meio difícil de entender porque alguém comeria algo com um cheiro forte e não necessariamente agradável. Mas durante muitos anos os queijo fedorentos têm atraído os paladares dos degustadores mais exigentes, que até consideram esses alimentos como o “auge” do prazer gourmet.

Em geral, a maioria dos queijos fedorentos não possuem o sabor tão ruim quanto seu cheiro, o que talvez explique porque tantos se sentem atraídos por eles. Se você está disposto a experimentar queijo pra lá de fedidos, por que não começar com os melhores? Aqui estão listados cinco dos mais malcheirosos e o que cada um tem a oferecer.

5. Brie de Meaux

Só para título de conhecimento, esse não é o mesmo queijo Brie que você pode encontrar com facilidade em alguns mercados. Estamos falando do leite de vaca cru e original que os franceses tanto amam. É um queijo muito cremoso, coberto por uma crosta grossa de mofo branco que os verdadeiros conhecedores de queijo dizem que deve ser comida, e não jogada fora.

4. Epoisses

Um dos favoritos de Napoleão, Epoisses é definitivamente um dos queijos mais malcheirosos que você pode encontrar em algum lugar no mundo. Só para você ter uma ideia do seu odor repulsivo, o Epoisses chegou a ser proibido de ser carregado nos transportes públicos da França! Ele é feito de leite de vaca cru e sua casca é regularmente lavada com aguardente.

3. Munster

Este queijo francês é frequentemente chamado de “queijo monstro” devido ao seu odor insuportável. Ele vem da região francesa da Alsácia onde é produzido a partir de leite de vaca cru e deixado para maturar em adegas úmidas. Sua casca é lavada regularmente com água salgada.

2. Camembert

Rico em produtos químicos como a amônia, cloreto de sódio e ácido succínico, o Camembert de Normandy tem um cheiro de um “projeto secreto de uma empresa química”, segundo os cidadãos que tiveram a oportunidade de experimentá-lo. Feito de leite de vaca não pasteurizado e deixado para maturar por 3 semanas, o Camembert é um queijo mole, e por isso, geralmente é consumido com o auxílio de uma colher.

1. Pont l’Eveque

Essa iguaria fedorenta da França é um dos tipos de queijos mais antigos, que remonta ao século XIII. Segundo os que já o provaram, este é o tipo de comida que você deveria manter embrulhado na geladeira, a menos que você queira que toda a sua casa cheire como ele.

Qual o seu tipo de queijo favorito? Compartilhe sua resposta com a gente nos comentários!

Leia Também: