Pode ser meio difícil de entender porque alguém comeria algo com um cheiro forte e não necessariamente agradável. Mas durante muitos anos os queijo fedorentos têm atraído os paladares dos degustadores mais exigentes, que até consideram esses alimentos como o “auge” do prazer gourmet.

Em geral, a maioria dos queijos fedorentos não possuem o sabor tão ruim quanto seu cheiro, o que talvez explique porque tantos se sentem atraídos por eles. Se você está disposto a experimentar queijo pra lá de fedidos, por que não começar com os melhores? Aqui estão listados cinco dos mais malcheirosos e o que cada um tem a oferecer.

5. Brie de Meaux

descubra quais sao os queijos mais fedorentos do mundo 5

Só para título de conhecimento, esse não é o mesmo queijo Brie que você pode encontrar com facilidade em alguns mercados. Estamos falando do leite de vaca cru e original que os franceses tanto amam. É um queijo muito cremoso, coberto por uma crosta grossa de mofo branco que os verdadeiros conhecedores de queijo dizem que deve ser comida, e não jogada fora.

4. Epoisses

descubra quais sao os queijos mais fedorentos do mundo 4

Um dos favoritos de Napoleão, Epoisses é definitivamente um dos queijos mais malcheirosos que você pode encontrar em algum lugar no mundo. Só para você ter uma ideia do seu odor repulsivo, o Epoisses chegou a ser proibido de ser carregado nos transportes públicos da França! Ele é feito de leite de vaca cru e sua casca é regularmente lavada com aguardente.

3. Munster

descubra quais sao os queijos mais fedorentos do mundo 3

Este queijo francês é frequentemente chamado de “queijo monstro” devido ao seu odor insuportável. Ele vem da região francesa da Alsácia onde é produzido a partir de leite de vaca cru e deixado para maturar em adegas úmidas. Sua casca é lavada regularmente com água salgada.

2. Camembert

descubra quais sao os queijos mais fedorentos do mundo 2

Rico em produtos químicos como a amônia, cloreto de sódio e ácido succínico, o Camembert de Normandy tem um cheiro de um “projeto secreto de uma empresa química”, segundo os cidadãos que tiveram a oportunidade de experimentá-lo. Feito de leite de vaca não pasteurizado e deixado para maturar por 3 semanas, o Camembert é um queijo mole, e por isso, geralmente é consumido com o auxílio de uma colher.

1. Pont l’Eveque

descubra quais sao os queijos mais fedorentos do mundo 1

Essa iguaria fedorenta da França é um dos tipos de queijos mais antigos, que remonta ao século XIII. Segundo os que já o provaram, este é o tipo de comida que você deveria manter embrulhado na geladeira, a menos que você queira que toda a sua casa cheire como ele.

Qual o seu tipo de queijo favorito? Compartilhe sua resposta com a gente nos comentários!