Já imaginou ser capaz de comer um prato de sua massa favorita totalmente livre de culpa? Pode parecer bom demais para ser verdade, mas esse alimento aparentemente existe. O macarrão shirataki é quase inteiramente livre de calorias e carboidratos e por isso tem se tornado uma opção interessante para as pessoas que querem cortar calorias e até mesmo perder alguns quilos.

O macarrão shirataki, também chamado de macarrão konjac, é feito principalmente de glucomanan, um tipo de fibra que vem da raiz konjac, uma planta nativa da Ásia oriental. Shirataki literalmente se traduz como “cachoeiras brancas” e esse tipo de macarrão recebeu essa nomenclatura devido à sua aparência quase transparente e pelo fato de quase não ter gosto, absorvendo facilmente os sabores de tudo o que é cozido e misturado junto a ele.

Desde a redução dos níveis de açúcar no sangue à melhora da saúde intestinal, esse macarrão apresenta alguns benefícios de saúde que têm chamado bastante atenção. Ele também pode ser um auxiliador no emagrecimento ao mesmo tempo em que provoca uma sensação de saciedade. Conheça agora algumas de suas principais vantagens.

quais sao os beneficios do macarrao shirataki 1

Ajuda na perda de peso

Como uma porção de macarrão shirataki contém quase nenhuma caloria, ela se torna a opção perfeita quando o assunto é perder gordura da barriga e reduzir sua ingestão calórica, mas lembre-se que para otimizar a perda de peso é necessário equilibrar o macarrão shirataki com coberturas saudáveis como legumes ou molhos leves. Além disso, atividades físicas regulares são essenciais para manter seu corpo em forma.

Mantém o intestino regularizado

Os dois principais componentes do macarrão shirataki, água e fibras, são grandes aliados na função de reduzir a constipação e promover a regularidade intestinal. A água ajuda a amolecer as fezes, facilitando a passagem e movimentação dos dejetos através do trato digestivo. Já a fibra pode auxiliar na prevenção da constipação, causando um maior volume de evacuação das fezes.

Reduz o açúcar no sangue

As fibras ajudam a retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea, o que pode manter os níveis normais de açúcar no sangue. Um estudo publicado no Journal of American College of Nutrition descobriu que o consumo reduziu os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a ingestão de glucomanano (presente no shirataki) também demonstrou diminuir os níveis de frutosamina, um marcador usado para medir os níveis médios de açúcar no sangue.

Combate o colesterol alto

O colesterol pode causar um estreitamento dos vasos sanguíneos e forçar o coração a trabalhar mais para bombear o sangue por todo o corpo. A fibra glucomanan encontrada no macarrão shirataki pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Você pode intensificar ainda mais os resultados ao evitar o consumo de alimentos processados e ao aumentar a a frequência da prática de atividades físicas.

Você já consumiu o macarrão shirataki? Deixe o seu comentário!