Quem acompanha o nosso trabalho aqui no TriCurioso sabe que nós, redatores, temos na maioria das vezes uma criatividade absurda, além do mais, fazemos posts que você nunca imaginaria que teria algum sentido como o porquê do cocô flutuar.  Pensando nisso eu decidi dar uma caminhada e tentar achar algo que poderia render posts aqui no blog e depois de andar muito acabei percebendo que uma dúvida bem interessante estava de baixo dos meus pés: A rua, isso mesmo. Afinal, qual foi a primeira rua do Brasil? É isso que iremos descobrir hoje. Espero que gostem!

A rua mais antiga do Brasil fica localizada na cidade de Salvador, na Bahia e foi denominada como “Chile”.  A rua foi fundada originalmente no ano de 1549, mesmo ano da fundação de Salvador. Vale lembrar que nem sempre a rua foi chamada de “Chile”, antes disso ela foi batizada com oito nomes sendo alguns deles: Rua Direita de Santa Luzia, nome dado porque a cidade era murada e tinha duas portas, sendo uma delas a porta de Santa Luzia e como ficava próximo, a rua acabou ganhando esse nome, porém com o tempo o comercio foi se desenvolvendo ali no local e por isso foi rebatizada como Rua Direita dos Mercadores, já o seu terceiro nome foi dado devido a sede do governo que ficava ali perto: Rua Direita do Palácio.

qual a rua mais antiga do brasil

“Rua Chile” só veio a ser definitivo em julho de 1902, sendo uma homenagem do governo baiano a membros da esquadra chilena que inclusive estavam de passagem pelo Brasil por conta da morte de embaixadores do país após uma epidemia de peste bubônica. No total, a rua já possui 469 anos, porém a chamada “Chile” só tem 116 anos (Tá novinha, né não?).

Recentemente o governo do estado mostrou interesse em requalificar a Rua Chile e entre os planos estão a recuperação e alargamento de calçadas danificadas, construção de rampas de acessibilidade, piso tátil, travessias para pedestres, 13 km de ciclofaixas e faixa de serviços ao longo do passeio onde deverão ser alocados postes, lixeiras e dispositivos de sinalização para facilitar o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais. Além de tudo isso também é planejado a implantação de uma vala técnica subterrânea para passagem das redes de infraestrutura como energia elétrica, telefonia, gás e fibra ótica.

qual a rua mais antiga do brasil 1

Mas e aí, o que achou do post? Já passou por essa rua alguma vez? Comente logo abaixo 😀