O pepino é um vegetal que acredita-se ter surgido na Índia há aproximadamente 10.000 anos atrás, mas que atualmente é cultivado em quase todos os países do mundo. Diferentes variedades de pepinos são comercializadas no mercado internacional, por isso você tem a facilidade de encontrá-lo em abundância durante todo o ano.

Infelizmente, as vantagens do consumo do pepino não são amplamente divulgadas em muitas culturas. Isso acontece principalmente pelo fato de que o sabor do pepino fresco é um pouco “sem graça” se comparado com outros vegetais. No entanto, a sua composição é muito rica em vitaminas e nutrientes. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Cuida da pele

O pepino é rico em sílica, que é um componente que ajuda no desenvolvimento de tecidos saudáveis ​​nos músculos, ligamentos, tendões, cartilagens e ossos. Os médicos geralmente recomendam o consumo do suco de pepino por causa da quantidade de sílica em sua composição, o que acaba promovendo uma pele mais saudável e brilhante. Além disso, o alto teor de água do pepino o torna um alimento hidratante e não é segredo para ninguém que a hidratação é a melhor amiga da pele saudável. O extrato de pepino também é frequentemente usado para tratar vários tipos de doenças da pele, como queimaduras solares e olheiras.

quais sao os beneficios do pepino para a saude 1

É bom para o coração

Esse vegetal contém dezenas de antioxidantes, incluindo flavonoides, que são conhecidos por proteger o corpo contra doenças cardíacas. Curiosamente, até mesmo as suas sementes podem ser benéficas. Em um estudo publicado no ano passado, um pequeno grupo de pessoas com níveis de gorduras do sangue levemente elevados passaram a consumir extratos secos de sementes de pepino diariamente. Após seis semanas, eles notaram uma série de resultados favoráveis, incluindo a diminuição do colesterol LDL (ruim), aumento do colesterol HDL (bom) e diminuição dos triglicerídeos.

Evita a constipação e pedras nos rins

Podemos considerar os pepinos como uma mistura perfeita de fibra e água. Portanto, eles ajudam a proteger seu corpo da constipação e do surgimento de pedras nos rins. O pepino têm uma composição extraordinária de aproximadamente 96% de água naturalmente purificada, tornando a sua qualidade muito mais alta do que a água comum.

Ajuda a combater o mau hálito

Uma das causas mais comuns do mau hálito é quando as bactérias atacam as partículas de alimentos que ficam presas na nossa boca, especialmente na língua. O fluido nos pepinos, bem como a produção de saliva desencadeada pela mastigação, ajudam a limpar a boca e a eliminar esses agentes malcheirosos.

Deixa os ossos mais fortes

O pepino é conhecido por ser uma fonte de vitamina K, que é essencial para a saúde dos ossos. Uma xícara de rodelas de pepino com a casca corresponde a mais de 20% da meta diária recomendada de vitamina K. Esse nutriente é essencial na formação óssea e vários estudos já associaram os baixos níveis de vitamina K à osteoporose e ao aumento do risco de fraturas.

quais sao os beneficios do pepino para a saude 2

Auxilia na perda de peso

O pepino oferece certas características que contribuem a perda de peso. Ele possui um número muito baixo de calorias, ao mesmo tempo em que é bastante nutritivo e suas fibras são grandes aliadas no processo de emagrecimento. Além disso, ele pode ajudar a promover uma sensação de saciedade e bem-estar.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Estudos descobriram que o pepino pode ser muito eficaz no combate à diabetes. Alguns médicos recomendam o consumo das cascas desse vegetal, já que elas ajudam a manter o nível adequado de açúcar no sangue. Além disso, comer as cascas também pode reduzir o estresse oxidativo.

Gostou? Compartilhe essa matéria e deixe o seu comentário!