O amendoim é o fruto de uma planta pertencente à família das leguminosas, por isso ele está naturalmente mais relacionado ao grupo do feijão e da lentilha do que o das nozes, como muita gente pensa. A popularidade do amendoim vem do fato de que ele é extremamente versátil, podendo ser usado na produção de óleos, manteiga, farinha e até mesmo em doces, afinal, quem aí nunca provou um pé de moleque? Mas além da sua versatilidade, o amendoim também pode trazer muitos benefícios para a saúde. Vamos conhecer alguns?

Previne doenças cardíacas

O amendoim possui várias características benéficas que contribuem para a saúde do seu coração. Estes incluem as chamadas “gorduras boas” e vários outros nutrientes e minerais que ajudam a regular o sistema cardiovascular.

quais sao os beneficios do amendoim para a saude 1

Previne o envelhecimento precoce

Pesquisas indicam que o amendoim contém o resveratrol, o mesmo fitoquímico encontrado no vinho tinto e que é um forte aliado contra o envelhecimento precoce. Estudos já mostraram que o resveratrol pode combater a proliferação de células de gordura e melhorar a absorção de açúcar do sangue. Vale lembrar que o resveratrol é encontrado principalmente na pele do amendoim.

Contribui para uma gravidez saudável

Durante a gravidez, as necessidades nutricionais das mulheres aumentam significativamente, sendo que alguns nutrientes específicos precisam ser ingeridos em quantidades ainda maiores. Entre esses nutrientes está o ácido fólico, que ajuda a prevenir possíveis problemas no desenvolvimento do sistema nervoso e do feto. O ácido fólico pode ser obtido a partir de vários alimentos, mas o amendoim oferece uma vantagem única, pois o seu consumo em uma idade precoce (mesmo ainda no útero), pode diminuir bastante a probabilidade do desenvolvimento de alergias no futuro por parte do bebê.

quais sao os beneficios do amendoim para a saude 2

É bom para o cérebro

Acredita-se que a presença de niacina e do resveratrol na composição do amendoim possar melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Vale lembrar que o resveratrol também é conhecido pela sua capacidade de prevenir doenças cerebrais neurodegenerativas, como o Mal de Parkinson e o Alzheimer.

Ajuda a prevenir o câncer de estômago

O amendoim é rico em compostos conhecidos como polifenóis, muitos dos quais são antioxidantes. Esses compostos, quando consumidos regularmente, podem desempenhar um papel de destaque na prevenção do câncer, especialmente na redução do risco de câncer de estômago.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!