Granola é o nome que se dá a uma mistura que consiste em frutas secas (como uva passas), grãos (como aveia, flocos de arroz e fibra de trigo) e sementes (como castanha de caju e amendoim). A granola é conhecida por ser um super alimento que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Isso acontece porque ela contém dezenas de vitaminas, minerais e um alto teor de fibras, o que a tornam uma opção extremamente versátil, saudável e conveniente para lanches e refeições. Vamos conhecer as vantagens do seu consumo para a saúde?

Melhora a digestão

É sabido por muitos que os alimentos ricos em fibras quase sempre melhoram a digestão. A granola se destaca nesse aspecto porque ela contém uma mistura de fibras solúveis e insolúveis, tornando-a extremamente útil para todo o processo digestivo. As fibras insolúveis não são digeridas através do trato digestivo e por isso adicionam volume às fezes, tornando a movimentação intestinal muito mais eficiente.

quais sao os beneficios da granola para a saude 1

Promove a perda de peso

Uma das principais razões pelas quais as pessoas consomem barras de granola é o seu efeito promovido na perda de peso. Como já mencionado, a granola é uma excelente fonte de fibras, o que diminui significativamente a sensação de fome entre as refeições e ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. Ela também absorve água e reduz o apetite, inibindo a liberação de grelina, que é um hormônio que faz você sentir fome.

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

As fibras presentes na granola promovem ativamente a excreção de colesterol através das fezes, agindo como um tipo de esponja que retém o colesterol e o remove da circulação no corpo. Apenas certifique-se de não consumir granola fortificada com gorduras artificiais, pois ela pode piorar o seu quadro de colesterol.

Melhora os níveis de energia

Muitos atletas e pessoas que exercem funções que exigem alta intensidade consomem regularmente a granola, pois ela tem a capacidade de melhorar os níveis de energia no organismo. Ela não possui um alto teor de açúcar, mas contém o manganês, que é um dos minerais responsáveis pelo metabolismo energético.

quais sao os beneficios da granola para a saude 2

É boa para a pele

Uma pequena porção de 100 gramas de granola já possui cerca de 50% da ingestão diária recomendada de vitamina E, que desempenha um papel crucial na manutenção da saúde de toda a pele. Estudos sugerem que a vitamina E tem uma capacidade reflexiva dos raios UV, o que acaba minimizando a penetração de raios danosos às células da pele.

Promove uma gravidez saudável

A gravidez pode trazer consigo uma grande quantidade de desejos, muitos dos quais estão longe de ser saudáveis ​​para o feto e até mesmo para a futura mãe. Por isso, a granola se torna um ótimo petisco nessa situação, pois é rica em ácido fólico, que por sua vez ajuda a garantir o desenvolvimento do tubo neural e previne possíveis deformidades ou problemas neurológicos na criança que está prestes a nascer.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!