Se você é fã de filmes e séries e ainda não sabe o que é crossover deve estar bem perdido com acontecimentos de vários programas de televisão nos últimos anos. O motivo é que o crossover se tornou uma mania muito popular entre quem produz as séries nos últimos anos: seja uma comédia ou um drama, várias emissoras estão “juntando” os seus conteúdos principalmente para atrair o público para assistir os episódios das demais produções, o que vem a ser benéfico para a audiência que une quem é assiste uma série e que está acostumo a assistir outra.

Na ficção, um crossover é aquele dado momento em que duas séries se “encontram” em tela. É quando o personagem da série A se encontrar com o da série B, o que acaba ligando dois universos e os fatos que acontecem nessas duas produções acabam se tornando interligados: uma série se torna extensão da outra, mesmo que só por um episódio. E isso não acontece poucas vezes. Aqui no TriCurioso a gente já falou sobre crossover entre “Scooby Doo” e “Supernatural“, entre “Scandal” e “How To Get Away With a Murder” e você já deve ter assistido algum antes de saber o que de fato significava essa incrível categoria da ficção. O filme “Wi-fi Ralph” também exibirá um crossover entre esse com as princesas Disney.

É normal que os crossovers aconteçam entre conteúdos da mesma empresa, em geral para aumentar a audiência e, em caso de quadrinhos, a venda das revistas. Os detentores de direitos autorais normalmente gostam desse tipo de união de personagens em um só universo. Existem também as fanfics, que normalmente une personagens de várias histórias diferentes em apenas uma, afim de transformar aquela obra em um crossover não oficial que muitos fãs adorariam assistir na televisão, se possível fosse.

crossover

New Girl e Brooklyn 99 fizeram um crossover

Existem também os spin-offs, que é quando um personagem de destaque na série se torna tão importante que ganha a própria série. Alguns exemplos são “Joey”, um spin-off de “Friends” somente com o personagem de Matt Le Blanc, “Cory Na Casa Branca”, spin-off de “As Visões da Raven” somente com o personagem de Kyle Massey e “Raven’s Home”, outro spin-off de “As visões da Raven”, com Raven-Symoné e Annelies Van Der Pol. Outro caso é o “Young Sheldon”, que é chamado de “prequela” de “The Big Bang Theory”, já que foca somente em Sheldon e conta eventos anteriores à sua vida exibida na trama de Chuck Lorre.

Aqui no Brasil, a Globo promoveu um crossover entre duas novelas: “Haja Coração” e “Totalmente Demais” tiveram personagens se cruzando em cena. As tramas “Rock Story” e “Sol Nascente” também tiveram suas histórias cruzadas. A já citada “Totalmente Demais” também fez um crossover com a tradicional série “Carga Pesada”.

Incrível, não? Deixe seu comentário sobre esses crossovers!