O alho é um vegetal muito utilizado como um agente aromatizante e como um suplemento de ervas na culinária. Com origens ligadas à Europa e Ásia ocidental, ele também tem sido usado ao longo da história como um medicamento natural devido ao grande número de nutrientes que podem ser encontrados em sua composição. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Ajuda a tratar problemas respiratórios

O alho possui compostos ativos e importantes nutrientes que revitalizam as vias respiratórias e contribuem para o tratamento de doenças relacionadas. Estudos sugerem que os dentes de alho cozidos são eficazes no tratamento da asma e também podem ser usados para tratar infecções pulmonares, como a fibrose cística.

quais sao os beneficios do alho para a saude 1

Possui propriedades anti-bacterianas

O alho é um dos tesouros medicinais mais bem guardados da antiguidade, pois ele tem sido usado como um antibiótico para tratar infecções bacterianas, fúngicas e parasitárias nos últimos 7 mil anos. Até mesmo um enxaguante bucal natural feito à base de alho pode ser suficiente para afastar as bactérias causadoras de cáries nos nossos dentes. Claro que ele não trará uma respiração fresca e mentolada, mas certamente será eficiente na sua missão.

Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer

Câncer é o termo utilizado para descrever as doenças que surgem através do crescimento de células anormais capazes de causar a falência dos órgãos. Diversos estudos já indicaram que o alho tem propriedades capazes de diminuir o risco de certos tipos de cânceres, como câncer de esôfago, estômago e próstata.

Protege o coração

O consumo regular do alho pode ajudar a baixar os níveis de colesterol por causa das propriedades antioxidantes da alicina, presente na sua composição. Ele também é muito eficaz no ato de regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. Mas é preciso deixar claro que a alicina tende a perder suas propriedades medicinais quando o alho é cozido, por isso recomenda-se a sua ingestão ainda cru nesse caso específico, mesmo que seja em pequenas quantidades.

quais sao os beneficios do alho para a saude 2

É bom para a pele e cabelo

As propriedades revigorantes do alho protegem a pele dos efeitos dos radicais livres, que costumam causar a perda da elasticidade da pele envelhecida. Além disso, o seu extrato pode ser usado diretamente no couro cabeludo como uma forma de prevenir e até reverter a queda de cabelo.

Auxilia na digestão

A inclusão do alho em sua dieta pode ajudar combater problemas digestivos, como disenteria, diarreia e colite. Além disso, ele contribui bastante para a dissipação de agentes bacterianos, pois não afeta as boas bactérias no intestino, apenas as nocivas.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!