O pimentão é um legume muito utilizado na culinária de várias partes do mundo. A sua característica mais marcante é o conjunto de tonalidades coloridas. O pimentão nasce com tons de verde escuro, muda gradualmente para amarelo, laranja e finalmente para o vermelho, sempre a depender da quantidade de tempo que ele passa sendo cultivado. Que tal conhecer os benefícios que esse vegetal pode trazer para a nossa saúde?

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico desempenha muitas funções essenciais, como combater bactérias infecciosas e proteger seu corpo contra efeitos adversos. Para fortalecer ainda mais o seu sistema imunológico, é necessário a adição de alimentos ricos em vitamina C na sua dieta. O pimentão é particularmente rico em vitamina C, de modo que o consumo regular desse vegetal pode ajudar bastante na manutenção da imunidade do seu organismo.

quais sao os beneficios do pimentao para a saude 1

É bom para os olhos

O pimentão fornece as quantidades adequadas de carotenoides essenciais para a manutenção da saúde ocular, como o betacaroteno. Os carotenoides podem prevenir os olhos de doenças como catarata e degeneração macular. Alguns estudos também já revelaram que o pimentão possui uma quantidade de betacaroteno semelhante a cenoura, o que por si só já é suficiente para ajudar os olhos no combate à possíveis problemas.

Promove a saúde digestiva

A digestão inadequada pode resultar em diarreias, náuseas e vômitos, o que se torna algo extremamente irritante e desgastante para qualquer pessoa. Uma forma de se prevenir disso é através do consumo do pimentão, pois ele tem um alto teor de niacina em sua composição. A niacina faz parte do complexo de vitaminas B e é essencial para melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Adicionar pequenos pedaços de pimentão às saladas do almoço já é suficiente para obter seus benefícios digestivos.

É anti-inflamatório

Estudos já mostraram que o pimentão pode prevenir a inflamação crônica das articulações e dos músculos. Além disso, os nutrientes encontrados nesse vegetal também são capazes de afastar os problemas associados às alergias sazonais.

quais sao os beneficios do pimentao para a saude 2

Combate o envelhecimento precoce

O pimentão possui propriedades antioxidantes, que são essenciais na prevenção dos danos às células dos tecidos corporais que resultam em problemas como pele flácida, pele seca e rugas aparentes. Além disso, a vitamina C presente em sua composição também pode ajudar a rejuvenescer células e tecidos mortos.

Auxilia na perda de peso

O pimentão tem potencial para transformar os carboidratos que você consome em energia. Desse modo, ele faz com que o seu corpo permaneça inalterado pelos carboidratos ruins que causam a obesidade e excesso de peso. Além disso, esse vegetal tem um teor de calorias baixíssimo e nível zero de gordura.

E você, gosta de pimentão? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!