O figo é uma fruta doce que possui várias sementes pequenas e uma pele macia, podendo ser consumida madura ou seca. O figo é uma das frutas mais antigas que se tem registro, com remanescentes datados em até 5.000 anos atrás. Que tal conhecer os benefícios que essa deliciosa fruta pode trazer para a nossa saúde?

Regula o fluxo intestinal

O figo promove muitos benefícios para a saúde intestinal, sendo um deles a capacidade de aliviar a constipação. Essa fruta contêm uma boa quantidade de fibras solúveis que ajudam a promover a hidratação dos resíduos endurecidos. Para obter esse benefício, ela pode ser consumida madura, seca ou até mesmo embebida em água.

quais sao os beneficios do figo para a saude 1

Ajuda a reduzir o colesterol

O figo contém pectina, uma fibra solúvel que se liga ao colesterol e ajuda a removê-lo do corpo através das fezes. Essa fruta também apresenta um alto índice de fitoesteróis, que são compostos que servem como excelentes auxiliares da medicação forte prescrita para o tratamento da regulação dos níveis elevados de colesterol e triglicerídeos. Embora todos esses benefícios sejam obtidos com a simples ingestão da fruta, o consumo do chá feito com suas folhas também ajuda a regular os níveis de triglicerídeos, segundo estudos.

Ajuda a regular os níveis de açúcar

O figo tem um baixo índice glicêmico, o que o torna uma fruta recomendada para os diabéticos. Graças ao potássio presente em sua composição, ele também ajuda a regular a quantidade de açúcar absorvida pelo organismo após as refeições, garantindo que os picos e quedas de açúcar no sangue sejam cada vez menos frequentes.

quais sao os beneficios do figo para a saude 2

Ajuda a aliviar dores de garganta

O figo possui compostos naturalmente viscosos que ajudam a aliviar a irritação e a inflamação associadas às dores de garganta, auxiliando na formação de uma película protetora na região afetada que acelera a sua cicatrização.

Fortalece os ossos

Estudos sugerem que o figo possui uma grande concentração de cálcio, que é um dos componentes mais importantes no fortalecimento dos ossos e na redução do risco do surgimento de doenças como a osteoporose. Além disso, ele também é rico em fósforo, o que estimula a formação óssea e promove a regeneração caso algum dano ou degradação nos ossos venha a ocorrer.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!