As lentilhas são grãos que pertencem à família das leguminosas. Elas possuem características semelhantes aos feijões, mas são consideravelmente mais fáceis de serem preparadas. No entanto, é importante deixar claro que a versatilidade das lentilhas na cozinha está longe de ser a única razão pela qual você deveria consumi-las, afinal, elas fornecem nutrientes que podem complementar suas necessidades diárias e trazer benefícios interessantes para a saúde. Confira:

Ajuda a diminuir o colesterol

As lentilhas possuem um baixo teor de gordura e açúcares, mas ao mesmo tempo são ricas em fibras. Isso torna esse alimento extremamente saudável para o coração, podendo também ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Vale destacar que o cobre, presente nas lentilhas e em outras leguminosas, promove uma ação reguladora dos níveis de colesterol quando ingerido com frequência.

quais sao os beneficios das lentilhas para a saude 1

Auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue

Essas leguminosas são uma excelente opção para quem busca controlar os níveis de açúcar no sangue, já que elas não contêm carboidratos de digestão rápida, mas carboidratos de digestão mais lenta. Isso, juntamente com o seu alto teor de fibras, retarda a taxa na qual o açúcar entra na corrente sanguínea, permitindo um balanceamento ideal.

Fornecem energia

As lentilhas são conhecidas por fornecer bastante energia, graças às suas fibras e carboidratos complexos. As lentilhas também são uma boa fonte de ferro, que é o responsável por transportar oxigênio por todo o corpo e acelerar o metabolismo.

quais sao os beneficios das lentilhas para a saude 2

Fortalece os músculos

Nossos músculos precisam de um suprimento constante de proteínas para manter um crescimento e fortalecimento gradual. As lentilhas contêm praticamente todos os aminoácidos que são necessários ao nosso corpo para uma boa construção muscular e bom funcionamento de todo o corpo.

Promove uma gravidez saudável

Um dos nutrientes mais importantes durante a gravidez é o ácido fólico, que garante o desenvolvimento saudável do bebê que está por vir. As lentilhas possuem quantidades consideráveis de ácido fólico que são suficientes para garantir uma gravidez muito mais saudável.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!