O leite de soja é constantemente considerado um bom substituto para o leite de vaca em vários aspectos. Ele atua como uma boa fonte de proteína enquanto ainda pode fornecer um suprimento adequado de cálcio. De fato, a combinação entre cálcio e proteína é muito importante para o nosso corpo manter um estilo de vida saudável e produtivo. Por isso, aqui estão listados alguns dos benefícios que o consumo de elite de soja pode proporcionar:

Promove a saúde cardiovascular

Um dos efeitos mais conhecidos do consumo de leite de soja é a sua capacidade de promover a saúde cardiovascular, atuando em vários aspectos ao mesmo tempo. Por ser um substituto do leite com uma base vegetal, ele ainda retém uma quantidade razoável de fibras, o que promove a excreção de ácidos biliares. A remoção de ácidos biliares da circulação é um método muito eficaz no controle do colesterol. Além disso, o leite de soja ajuda a preservar a flexibilidade vascular, fazendo com que os vasos sanguíneos sejam capazes de lidar facilmente com alterações na pressão sanguínea, o que consequentemente alivia o esforço realizado pelo coração.

quais sao os beneficios do leite de soja 1

É bom para os ossos

O leite de soja é rico em cálcio, que por sua vez é um dos minerais mais importantes quando o assunto é o fortalecimento do tecido ósseo. O cálcio e outros minerais contribuem para a formação da matriz estrutural do osso, que é essencial para a preservação da postura e mobilidade, além de impedir o desenvolvimento da osteoporose.

Ajuda a combater alguns tipos de câncer

O leite de soja possui nutrientes preventivos contra cânceres de mama, cólon e estômago, além de servir como um adjuvante da medicação quimioterápica no caso do câncer de próstata. Muitos dos seus efeitos contra o câncer são atribuídos aos seus compostos fitoestrógenos, que atuam efetivamente como bloqueadores de substâncias potencialmente cancerígenas.

quais sao os beneficios do leite de soja 2

Promove a sensação de bem-estar

Curiosamente, o leite de soja contém nutrientes (incluindo a vitamina B) que desempenham um papel fundamental na regulação do humor. Além disso, ele conta com magnésio, um mineral que estimula a produção de serotonina, um dos neurotransmissores mais conhecidos quando o assunto é a sensação de bem-estar.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

As proteínas presentes no leite de soja são conhecidas pela sua capacidade de diminuir a velocidade com que a glicose entra na circulação, dando à insulina um tempo adicional para processar a glicose que já está presente no corpo. Esse simples detalhe pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas que precisam controlar os níveis de açúcar no sangue.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!