O albinismo é uma condição onde seu corpo não produz melanina, assim causando a ausência de pigmentação e é possível ter até mesmo alterações na cor dos olhos e cabelos.

Caso você não saiba, a cor de nossa pele, cabelos, olhos e pelos é definida por um agente chamado melanina. É a sua quantia que dirá quais cores teremos em nosso corpo. Inclusive, melanina é um termo genérico para identificar toda a classe de compostos poliméricos que produzem pigmentação. Ou seja, quanto mais melanina, mais escura é a cor.

Voltando ao albinismo, estimativas dizem que existe uma a cada 17 mil pessoas que possui albinismo. Mas qual a causa? A ciência acredita que a síndrome seja causada em função de uma mutação genética, a melanina é produzida pelas células chamadas melanócitos que ficam posicionadas em nossos cabelos, pele e olhos, quando há uma mutação genética ela é capaz de causar a ausência total ou parcial da melanina produzida pelo seu corpo, assim causando o albinismo.

o que causa albinismo tricurioso 1

Uma curiosidade interessante que poucos sabem é que o albinismo, além de alterar as pigmentações da sua pele, é capaz de também causar problemas na sua visão como movimento involuntário e veloz dos olhos, miopia, hipermiopia, estrabismo, astigmatismo, fotofobia, visão turva e até mesmo a cegueira completa. Tudo isso graças ao desenvolvimento irregular das vias do nervo óptico que carrega informações do olho para o cérebro e também do desenvolvimento anormal da retina.

É possível curar o albinismo?

Infelizmente não, entretanto a não ser que você possua a raríssima síndrome Hermansky-Pudlak que diminui sua expectativa de vida consideravelmente, o albinismo é uma doença que não incapacita nem afeta muito diretamente a vida das pessoas. Tudo o que muda são as cores mesmo.

Surreal, não é mesmo? Comente!