Pimenta é o terror de muita gente, seja apenas pela sensibilidade ao ardor ou por problemas no sistema digestivo. Porém, será que ela faz algum bem a saúde?

Acredite ou não, porém as pimentas são extremamente benéficas ao nosso organismo, atuam como antimicrobiano, anti-inflamatório, anticancerígeno, auxilia na digestão, diminui níveis de colesterol e ainda acelera o metabolismo devido a seu efeito termogênico. Vale ressaltar que todos esses benefícios pertencem a pimenta do gênero Capsicum.

O hábito de consumir pimentas vem dos índios brasileiros e também de outras partes da América Latina, um detalhe interessante é que o principio ativo dessas pimentas é o capsaicinoide, o que é uma ótima notícia para sua saúde. Só para você se localizar, estamos falando de pimentas como jalapeño, pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, muripi, biquinho e cambuci ou chapéu de frade. Quanto mais ardente é a pimenta, maior a quantia do principio ativo.

Leia também: Por que a pimenta arde?

pimenta faz bem saude tricurioso 1

Dentre os benefícios diretos a saúde estão:

  • Auxilio para emagrecer;
  • Combate ao câncer;
  • Excelente para seu coração;
  • Protege seus dentes através do estímulo da salivação;
  • Protege o estômago.

IMPORTANTE

Pessoas que tenham histórico de hemorroidas ou gastrite, é importante que tomem cuidado e evitem a ingestão do tempero. Agora, os demais estão liberados e podem comer de uma a duas vezes por dia!

Você conhecia todos esses benefícios? Comente!