Com a chegada do outono, os dias mais curtos e o friozinho se aproximando pedem uma taça de vinho. E você sabia que consumido moderadamente, o vinho traz benefícios para a saúde? Pesquisas recentes mostram que o vinho melhora a saúde mental, protege o coração, promove uma vida útil mais longa… Hoje trouxemos uma lista dos benefícios que o consumo dessa bebida nos proporciona. Vem que eu te conto!

  • O vinho ajuda a melhorar a saúde do coração

O consumo da bebida pode diminuir o risco de doenças cardíacas em até 20%. A explicação científica é a de que o álcool desenvolvido nessa bebida reduz a formação de placas que causam entupimento das artérias. A bebida também aumenta o colesterol bom, inibe a coagulação do sangue, e diminui a inflamação. Seu consumo moderado também ajuda a diminuir a pressão arterial e ativa a produção de proteínas que previnem a morte celular.

beneficios vinho saude 2

  • O seu consumo está ligado a um menor risco de diabetes

Pesquisas mostram que o consumo de vinho tinto ou suco de uva tem efeitos benéficos sobre o açúcar no sangue e a função da insulina. O consumo da bebida também ajuda a diminuir o risco que os portadores de diabetes tem de desenvolver doenças cardiovasculares.

  • A bebida pode retardar o crescimento de células de alguns tumores malignos

O consumo da bebida pode evitar o crescimento de células do câncer de próstata e mama, também evita o desenvolvimento de tumores da boca. Graças ao antioxidante resveratrol presente na bebida.

vinho tri curioso2

Leia também: 14 fatos curiosos sobre o vinho

  • O consumo da bebida pode prevenir doenças como Alzheimer

O consumo moderado de vinho tinto previne a deterioração da memória e o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer. Mesmo em pessoas sem problemas cognitivos, a bebida pode melhorar as funções cerebrais. Estudos apontam que consumidores moderados da bebida tem 23% menos risco de desenvolver demência.

Você conhecia os benefícios dessa bebida? Conta pra nós!