O chocolate é uma paixão mundial. Em clima de Páscoa ele se torna mais amado e especial ainda. Mas você sabia que ele faz bem para a saúde? Quando consumido moderadamente, é claro. Hoje trouxemos uma lista dos benefícios que o consumo do doce traz para a saúde. Vem que eu te conto!

  • Faz bem ao coração

O seu consumo melhora o fluxo arterial e traz benefícios à saúde cardiovascular. Diminui a tendência de obstrução dos vasos sanguíneos. A versão amarga também ajuda a inibir a enzima responsável por elevar a pressão arterial.

  • Ajuda na saúde cerebral

A versão amarga reduz os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral (AVC). Também previne o Alzheimer. A cafeína presente nele também ajuda a estimular a memória, a concentração, a atenção e o desempenho mental.

chocolate tri curioso

  • Combate o envelhecimento 

Por ser rico em antioxidantes ele ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo, que são responsáveis pelo processo de envelhecimento. Ele é usado em cosméticos antirrugas e antienvelhecimento. Ele também tem alto poder hidrante, você já reparou que existe shampoo de chocolate?

  • Traz sensação de bem estar

O chocolate ajuda a liberar o hormônio serotonina, alguns estudiosos afirmam que o doce também é responsável por aumentar a produção de endorfina e dopamina.  

  • Ajuda a combater o desgaste físico

Cientistas afirmam que após uma atividade física, a melhor bebida para se recuperar do desgaste é leite com chocolate, devido a grande quantidade de proteínas da mistura.

tri curioso chocolate 1

Leia também: Quem inventou o chocolate?

  • Ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia na gravidez

Pesquisadores da Universidade de Yale, dos Estados Unidos, afirmam que mulheres que consomem esse doce estão 40% menos propensas a desenvolver pré-eclâmpsia. O responsável por isso seria o composto teobromina, que é encontrado principalmente no chocolate amargo e meio-amargo. 

Dica para a Páscoa

Já que estamos falando de chocolate, aí vai uma dica: O Canal Experimentando irá experimentar um ovo de chocolate diferente até a Páscoa! Para que você possa conhecer os principais ovos, o valor, sabor, embalagem e brinquedo que vem dentro. Vale a pena dar uma conferida no canal!

Gostou das curiosidades? Conta pra gente!