O mel é aquele manjar dos deuses que sua mãe sempre traz para curar suas dores de garganta e para deixar seu chá ainda mais gostoso. Entretanto, você sabe se ele faz bem a sua saúde? Vamos descobrir!

Remédio natural para dor de garganta

Sua mãezinha estava certa, afinal ela sempre esta. O mel é um excelente antimicrobiano que destrói os micro-organismos causadores da dor de garganta. Além disso, ele alivia a dor momentaneamente. Infelizmente nenhum estudo ainda comprovou que o mel consiga tratar as causas do sintoma diretamente como a faringite por exemplo. Ele também não impede o avanço da doença.

Seu intestino agradece!

Este alimento delicioso é excelente para a manutenção microbiota do seu intestino, também chamada de flora intestinal. Sua ação contribui diretamente em um melhor trânsito intestinal, melhora a consistência das fezes e previne diarreia e constipação.

Antioxidante potente

Como possui antioxidantes poderosos, o mel é capaz de diminuir os radicais livres e assim evitar o envelhecimento celular, prevenir doenças como câncer, Alzheimer e de coração. Isso graças ao ácido glucônico, aos ácidos fenólicos, aos flavonoides, enzimas como a glicose oxidase, catalase e peroxidase, ácido ascórbico, hidroximetilfurfuraldeído e carotenoides.

Mel

Leia também: Você conhece os benefícios do chá de folha de Laranjeira?

Melhora do sono

Tem dificuldade para dormir? Então aposte neste alimento já que ele estimula a produção de serotonina, o que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. Isso ajuda seu corpo a relaxar e a pegar no sono mais facilmente.

Ajuda na cura de doenças respiratórias

Alguns tipos de bactérias que causam problemas respiratórios são destruídos pela ação antibacteriana deste alimento, essas são bactérias causadoras da sinusite e infecções respiratórias, tuberculose e pneumonia.

Pele radiante

Como dissemos, o mel é cheio de antioxidantes poderosos que diminuem os radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce e mantém sua pele mais bonita por muito mais tempo.

Gostou? Comente!