O novo coronavírus é a maior preocupação do mundo atualmente, o vírus acabou mudando completamente a rotina das pessoas praticamente da noite para o dia, algo quase inédito na história moderna. Além de mudar a nossa rotina, o coronavírus começou a atingir de maneira não direta.

Por falar nisso, pessoas do mundo inteiro começaram a ter o sono afetado por conta da pandemia do coronavírus e isso tem preocupado bastante diversos profissionais e especialistas. Nós iremos falar mais sobre o assunto agora mesmo.

A pandemia do novo vírus está afetando o descanso das pessoas

O isolamento social por conta do coronavírus começou a mais ou menos 4 semanas atrás e desde então muitas coisas aconteceram, inclusive as pessoas começaram a trocar a noite pelo dia, assim fazendo com que coronavírus e sono acabem se relacionando. O distanciamento social, assim como a preocupação com a Covid-19 estão gerando ondas de estresse nas pessoas do mundo inteiro.

Segundo o neurologista espanhol Hernando Pérez, especialista do Centro de Neurologia Avançada da Espanha, se acordamos mais tarde durante o período da quarentena, perdemos parte da luz do sol da manhã e ela é essencial para o cérebro saber que em 12 ou 14 horas será hora de dormir.

Coronavírus e Sono: A pandemia do novo vírus está afetando o descanso das pessoas

No período de quarentena por conta do coronavírus, as pessoas estão cada vez mais sentindo necessidade de dormir mais tarde, consequentemente, acabam atrasando o tempo de acordar e esse ciclo vai se repetindo, já que é bastante comum nessa fase que essas mesmas pessoas acabem dormindo na parte da tarde.

Além de tudo isso, especialistas perceberam que pessoas que dormem menos horas acabam tendo níveis mais altos de ansiedade e com isso fica ainda mais comum essas pessoas se sentirem ainda mais irritadas ou até mesmo mais impotentes.

Coronavírus e Sono: A pandemia do novo vírus está afetando o descanso das pessoas

Boa parte das pessoas que estão em casa por conta da pandemia do coronavírus não estão fazendo home office e nem sequer estão realizando alguma atividade, mas ainda que estivessem é indispensável dividir bem e administrar o horário, afinal de contas, um dia tem 24 horas e se arrumarmos direito, dá tempo de fazer tudo e ainda descansar.

Devemos sim nos preocupar com os problemas e com o coronavírus, porém é importante ser radical quanto aos pensamentos negativos, isso ajudará a aliviar o estresse. Como o coronavírus e sono estão relacionados nesse momento, a BBC News conversou com alguns especialistas e separou algumas recomendações, você pode conferir agora mesmo:

  • Mantenha uma rotina: estabeleça um horário fixo para dormir e respeite esse horário. Para o cérebro é preciso ficar claro quando está acordado e quando não está;

    Coronavírus e Sono: A pandemia do novo vírus está afetando o descanso das pessoas

  • Procure se expor ao sol da manhã e ao ar fresco pela janela ou por uma varanda;
  • É estritamente proibido levar uma preocupação para a cama: você deve pensar em algo agradável;
  • A cama é para dormir: vamos fazer o corpo relacionar a cama com o sono, para que seja desativado quando chegar a ela. Por exemplo: não trabalhe, estude ou fale ao telefone na cama;

     A pandemia do novo vírus está afetando o descanso das pessoas

  • Evite sonecas: mas se não puder, que elas não durem mais de 30 minutos;
  • Não leve celular ou tablet para a cama, não apenas porque a luz inibe a secreção de melatonina (hormônio essencial para relaxar e dormir), mas porque você pode encontrar uma mensagem ou informação na internet que pode aumentar seus níveis de ansiedade e incerteza;
  • Exercite-se durante o dia e evite fazer isso pouco antes de ir para a cama;

    Coronavírus e Sono: A pandemia do novo vírus está afetando o descanso das pessoas

  • Tente relaxar o máximo possível, principalmente antes de ir para a cama. Encontre algo que o distraia e ajude a clarear sua mente: medite, faça exercícios respiratórios, ouça música pacífica, entre outras atividades;
  • Apesar da flexibilidade de trabalhar e estudar em casa, não fique acordado até tarde assistindo séries ou filmes. O entretenimento é essencial, mas “pular” a hora de dormir para uma maratona de sua série favorita terá um impacto quando você acordar. Assim, todo o seu ciclo de sono é alterado e corrigi-lo nem sempre é fácil;
  • Consulte seu médico ou um especialista se sentir que seus problemas de sono estão piorando, pois é importante tomar as medidas a tempo.

    A pandemia do novo vírus está afetando o descanso das pessoas

Leia Também: COVID-19: Quantas pessoas já morreram no Brasil com a doença?
Leia Também: 5G é o causador do Coronavírus?

Como está o seu sono nessa época de coronavírus? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!