Saúde

Quais são os benefícios do chá de eucalipto?

Quais são os benefícios do chá de eucalipto?

O chá de eucalipto é um remédio natural antigo e bastante popular no tratamento de problemas respiratórios. Feito das folhas de uma árvore muito alta e em constante desenvolvimento, este é um chá que faz parte da medicina tradicional há muito tempo e ainda hoje é muito usado em praticamente todas as partes do mundo.

Para prepará-lo, basta adicionar uma colher de sopa de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e completar com água fervente. Após esperar alguns minutos, basta peneirar a bebida e ela estará devidamente pronta para consumo. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse chá, é hora de conhecer seus principais benefícios.

Ajuda a tratar problemas respiratórios

O chá de eucalipto têm sido usados ​​por gerações como um tratamento natural para os problemas respiratórios, principalmente na remoção de catarro das vias respiratórias. Os ingredientes ativos presentes nessas folhas atuam como expectorantes e evitam que bactérias e outros patógenos se multipliquem e se espalhem.

Aumenta a imunidade do corpo

Além de seu impacto direto no sistema respiratório, o chá de eucalipto ajuda a proteger o organismo de uma ampla variedade de infecções bacterianas. Se o seu sistema imunológico estiver comprometido por alguma doença ou como resultado de uma lesão ou fadiga, este chá pode agir como um revigorante natural.

Reduz a ansiedade e o estresse

O efeito sedativo natural do eucalipto pode ser empregado em muitas situações, mas o seu chá é especificamente recomendado para aqueles que sofrem de estresse crônico. O estresse no corpo pode causar estragos no metabolismo e na saúde em geral. Uma simples xícara de chá de eucalipto bem preparada pode ajudar a promover um alívio e relaxamento da tensão mental.

Possui propriedades anti-inflamatórias

O eucalipto é uma substância anti-inflamatória natural, portanto, o consumo do chá pode contribuir com a saúde de várias maneiras, desde aliviar dores a proteger o coração . O chá de eucalipto é frequentemente recomendado para pessoas que sofrem de asma, bem como artrite e tensão muscular crônica. Além disso, ele pode reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos e artérias, evitando o surgimento da aterosclerose, que é o enrijecimento das artérias.

Promove a saúde da pele

As propriedades antibacterianas naturais do eucalipto também o tornam ideal para a proteção da saúde da pele. Esfregar as folhas na pele pode até funcionar como uma solução rápida, mas beber o chá regularmente é muito mais eficaz a longo prazo.

Já experimentou o chá de eucalipto? Comente!

Leia Também: