Além de ser divertido, aprender e tocar um instrumento musical pode ter muitos efeitos positivos em sua saúde e bem-estar mental. Pesquisas realizadas em várias partes do mundo já descobriram que pessoas de qualquer idade e que tocam qualquer tipo de instrumento podem se beneficiar do aprendizado musical.

Levando em conta a citação do filósofo chinês Confúcio de que “a música produz um tipo de prazer que a natureza humana não pode prescindir”, apresento aqui 5 benefícios que o aprendizado de um instrumento musical pode trazer para a sua saúde física e mental.

Alivia o estresse

beneficios de aprender um instrumento musical 1

Aprender a tocar um instrumento pode ajudar qualquer pessoa a focar toda a sua energia ruim em algo positivo e agradável, o que por sua vez pode ajudar a aliviar o estresse. Níveis reduzidos de estresse levam a uma diminuição da frequência cardíaca e à redução da pressão arterial. Até mesmo compor uma música pode auxiliar na diminuição do estresse ao reduzir os níveis de cortisol.

Desenvolve o sistema respiratório

beneficios de aprender um instrumento musical 2

Se você está aprendendo a tocar um instrumento de sopro como um saxofone, flauta ou um oboé, uma das coisas mais importantes do aprendizado certamente é a maneira correta de respirar. Produzir um bom som em qualquer instrumento desse tipo depende muito do controle de seu fôlego, fazendo com que o uso de uma técnica de respiração apropriada seja indispensável. Então, enquanto você está em busca de se tornar um grande músico, você também pode aprimorar indiretamente o seu sistema respiratório.

Exercita as musculações

beneficios de aprender um instrumento musical 3

Tocar um instrumento pode ser uma forma alternativa de se praticar uma atividade física. Piano, guitarra e bateria são exemplos de instrumentos que exigem a troca rápida de movimentos por longos períodos de tempo. Até mesmo sua postura e resistência física podem se beneficiar a partir desses exercícios.

Melhora o desempenho cognitivo

beneficios de aprender um instrumento musical 4

Alguns estudos já constataram que produzir e ouvir música pode ajudar a melhorar a memória de pessoas que sofrem com a doença de Alzheimer. A aprendizagem de algum tipo de instrumento musical também tem ajudado várias pessoas a recuperarem de derrames, além de retardar o início da demência e do próprio Alzheimer. Por isso, tenha certeza que seu cérebro ficará muito contente em saber que você está tocando um instrumento por aí.

Melhoria do sistema imunológico

beneficios de aprender um instrumento musical 5

Uma pesquisa conjunta feita pela instituição Tenovus Cancer Care e o conservatório Royal College of Music, descobriu que tocar por uma hora pode aumentar os níveis de proteínas imunológicas. Com um sistema imunológico mais forte, os vírus terão muito mais dificuldade ao tentar infectar seu corpo de alguma forma.

E você, toca algum instrumento? Deixe o seu comentário!