Todo mundo já sabe que os exercícios físicos são ótimos para a saúde. Seja correndo, nadando ou indo para uma academia, todos nós deveríamos praticar regularmente pelo menos um tipo de atividade física. No entanto, o fato de praticar exercícios de qualquer maneira não é suficiente, pois ele precisa ser feito adequadamente, tendo em mente todas as variáveis que afetam seu desempenho. Uma das coisas mais comuns e importantes que as pessoas tendem a ignorar ou desconsiderar durante o exercício é sobre o melhor modo de respirar.

Precisamos de energia para executar qualquer tipo de exercício e ter oxigênio adequado é um aspecto importante do nosso processo de produção de energia. Naturalmente, respiramos pelo nariz, portanto, é uma suposição normal acreditar que em todos os contextos a respiração nasal seja a opção preferida. Mas na prática, é melhor respirar pelo nariz ou pela boca durante uma atividade desse tipo?

e melhor respirar pelo nariz ou pela boca durante um exercicio fisico 1

Basicamente, tanto faz. Claro que respirar pelo nariz tem suas vantagens, já que o pelo nasal age como um filtro e o muco da região ajuda a barrar partículas de impurezas. No entanto, o fator importante durante um exercício é que uma grande quantidade de oxigênio seja inalada, por isso, ao praticar atividades mais pesadas, como corrida, e musculação, a respiração bucal pode ser empregada, pois absorve uma quantidade maior de ar e portanto, mais oxigênio. Durante atividades mais leves, como por exemplo uma sessão de yoga, a respiração apenas pelo nariz já é mais que suficiente para suprir praticamente todas as suas necessidades de oxigênio.

Mais importante do que respirar pelo nariz ou pela boca, a frequência e a profundidade de cada respiração é o que realmente importa. Durante a prática de qualquer exercício pesado, a maioria das pessoas tende a respirar mais rápido e superficialmente, na tentativa de maximizar a ingestão de oxigênio. Este é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem, muitas vezes sem perceber que isso pode levar a um desempenho mais fraco, tonturas, fraqueza, entre outros efeitos colaterais.

E você, acredita que respira o suficiente durante uma atividade física? Compartilhe o seu comentário com a gente!