Se livrar das baratas de uma vez por todas pode ser um processo lento. Sendo assim, muitas pessoas recorrem aos poderosos inseticidas que prometem resultados imediatos, mas que também acabam expondo toda a família a produtos químicos tóxicos durante esse processo. Por isso, dar fim nas baratas através de um modo natural pode ser muito mais eficaz a longo prazo, além de evitar que as pessoas ao seu redor fiquem expostas a várias substâncias químicas nocivas. Pensando nisso, listei algumas soluções caseiras que podem ajudar a tornar sua casa um paraíso para você, mas um verdadeiro inferno para as baratas.

Dicas para se livrar das baratas imediatamente:

1. Limpe o ambiente

como se livrar das baratas 1

Muita gente parece desconhecer o fato de que a melhor arma que temos contra as baratas e outras pragas é a boa e velha limpeza. Esses insetos são geralmente atraídos por resíduos de alimentos, por isso é muito importante que ações como limpar o balcão e mesa da cozinha, nunca deixar pratos sujos na pia, certificar que o fogão esteja limpo e varrer o chão sejam feitas regularmente. Se você é uma daquelas pessoas que não costuma ter muito tempo disponível, saiba que uma leve limpeza de 15 minutos no final da noite já é suficiente para eliminar a maioria dos resíduos

2. Feche qualquer rachadura ou furo

como se livrar das baratas 2

Baratas podem entrar facilmente no menor dos espaços, por isso é importante fechar todas as pequenas entradas em sua casa que podem dar acesso à uma fonte de comida. Isso pode levar tempo, mas no final o esforço vale a pena, especialmente se você mora em um apartamento e tem vizinhos que não mantêm os mesmos padrões de limpeza que você.

3. Corrija qualquer vazamento de água

como se livrar das baratas 3

Baratas também são atraídas pela água e umidade presente em vazamentos de tubulações. Por isso é muito comum encontrá-las correndo debaixo da pia. Algumas baratas podem sobreviver por meses sem comida, mas apenas dias sem água. Então, feche todas as fontes de água, reparando até mesmo o menor dos vazamentos.

4. Faça sua própria isca de ácido bórico

como se livrar das baratas 4

Se você estava a procura de algo para matá-las definitivamente e não mantê-las longe, chegou a hora de conhecer um dos venenos mais eficazes. Misture três partes de ácido bórico com uma parte de açúcar cristal. O açúcar serve para atrair as baratas, enquanto o ácido bórico as mata assim que elas o ingerem. Você também pode espalhá-lo por baixo e atrás da geladeira, do fogão, embaixo da pia e em rachaduras ao longo das bordas de armários e dispensas. Vale lembrar que apesar do ácido bórico não ser tóxico para pessoas ou animais de estimação, ele ainda pode causar leves irritações. Por isso, evite o contato direto e regular.

5. Use uma solução de bicarbonato de sódio com açúcar

como se livrar das baratas 5

Esse é outro método bastante eficaz. Misture meia xícara de açúcar em um copo de bicarbonato de sódio e coloque nos locais onde as infestações geralmente ocorrem. Assim como a dica anterior, o açúcar dessa mistura atrai as baratas e o bicarbonato de sódio se encarrega de matá-las.

Gostou das dicas? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário!