Você já ouviu falar no tofu? Ainda desconhecido por boa parte do público, o tofu é um tipo de queijo feito a partir do leite de soja e que tem sido muito usado em dietas vegetarianas, mas também pode ser consumido por aquelas pessoas que desejam diminuir a quantidade de gordura presente em sua alimentação. Que tal saber quais são os benefícios que ele pode trazer para o seu corpo?

Previne a osteoporose

A osteoporose é um distúrbio ósseo de características debilitantes que atinge principalmente as pessoas idosas. Essa doença surge quando uma nova constituição óssea não acompanha a remoção da camada óssea anterior, falhando em substitui-la completamente. O tofu, por sua vez, pode ajudar a proteger o tecido ósseo contra a lixiviação de minerais, promovendo a saúde óssea.

quais sao os beneficios do tofu para a saude 1

Ajuda a diminuir os níveis de colesterol

O tofu contém compostos chamados de saponinas, que têm grande utilidade na redução dos níveis do colesterol LDL, popularmente conhecido como “colesterol ruim”. Estes compostos ajudam a promover a remoção de ácidos biliares do corpo, aumentando o uso de lipídios no sangue durante o processo. Isso também contribui na melhora da saúde do coração, diminuindo o risco do surgimento de doenças cardíacas.

Previne alguns tipos de câncer

Pesquisas sobre o tofu têm apresentado resultados promissores quando se trata do combate ao câncer de mama. Os benefícios parecem ser cumulativos à medida que a pessoa consome o alimento. Os estudos também notaram uma redução considerável no risco do surgimento de outros tipos de câncer, incluindo o câncer de estômago e até mesmo o câncer de próstata.

É bom para o fígado

O tofu ainda ajuda a promover a saúde hepática, em parte graças aos seus efeitos antioxidantes. Por isso, o seu consumo pode ajudar a reduzir o estresse que o fígado sofre diariamente ao cumprir suas funções, para que ele possa lidar com o metabolismo de várias substâncias de uma forma ininterrupta. Além disso, o tofu também pode ser muito útil na prevenção do acúmulo de gordura no fígado.

quais sao os beneficios do tofu para a saude 2

Ajuda a combater a anemia

A causa mais comum de anemia alimentar é a deficiência de ferro. O tofu pode ser muito útil nesse aspecto, já que se trata de uma rica fonte de ferro. Vale lembrar que o ferro, apesar de ser muito importante no processo, não corrigirá a anemia sozinho, mas quando combinado com uma dieta rica em outros minerais importantes e vitaminas do sangue, é provável que você sinta uma melhora em poucos meses.

Promove a saúde cerebral

O tofu contém lecitina, que auxilia na produção de importantes fosfolipídios responsáveis pela manutenção da integridade dos neurônios no cérebro. Eles também exercem um efeito anti-inflamatório na região cerebral, garantindo a saúde no computador central do corpo humano.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!