Saúde

Quais são os benefícios da manga para a saúde?

A manga é uma das frutas tropicais mais populares do mundo. Nativa do sul e do sudeste asiático, essa fruta possui mais de 100 variedades, o que garante o seu sucesso na inclusão de vários pratos culinários, como mousses, sorvetes e pudins. Mas você sabia que além da sua versatilidade na cozinha ela pode proporcionar vários benefícios medicinais para a nossa saúde? Confira alguns:

Aumenta a imunidade do corpo

A manga é rica em betacaroteno, um poderoso carotenoide que ajuda a melhorar o sistema imunológico ao torná-lo impermeável à ação de bactérias e toxinas. Além disso, o excesso de betacaroteno no organismo é muitas vezes transformado em vitamina A, que pode lhe fornecer uma proteção adicional contra os radicais livres que prejudicam os sistemas internos.

É boa para a pele

A manga pode servir como uma grande auxiliar da saúde da sua pele. Ela contêm colágeno, que é a proteína responsável pela elasticidade e vitalidade da pele. Além disso, o colágeno ainda ajuda a proteger os vasos sanguíneos e os tecidos conjuntivos de todo o corpo, amenizando assim o processo do envelhecimento natural.

Ajuda na digestão

A manga desempenha um papel de destaque na eliminação de problemas relacionados à indigestão e ao excesso de acidez no estômago. As enzimas digestivas presentes nessa fruta ajudam a promover uma digestão natural e eficiente. Vale lembrar que alguns ingredientes bioativos da manga, como ésteres, terpenos e aldeídos, também contribuem para melhorar o apetite e as funções do sistema digestivo.

Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer

A manga é conhecida por ser uma fonte muito rica de antioxidantes que podem reduzir o risco de contrair câncer. Em termos mais específicos, a composição da manga é especialmente benéfica para evitar o câncer de cólon e de mama. Estudos recentes constataram que a presença de pectina, uma fibra dietética, também está associada à um menor risco do surgimento do câncer de próstata.

Promove a saúde do cérebro

Além de um corpo saudável você também precisa de um cérebro funcionando adequadamente, e a manga pode ajudá-lo a conseguir isso. A vitamina B6, presente em sua composição, auxilia o cérebro a produzir neurotransmissores, melhorando o funcionamento do seu “computador central”. É importante destacar que, se você não tiver vitamina B6 suficiente no seu organismo, suas habilidades cognitivas poderão sofrer danos, por isso o seu consumo é essencial.

Contribuiu para o tratamento da anemia

A manga possui uma alta concentração de ferro em sua composição, o que a torna um alimento recomendado para as pessoas que sofrem de anemia e que precisam de um aumento na contagem de glóbulos vermelhos no corpo.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de