A batata doce é um tubérculo de origem andina que é muito consumido em várias partes do mundo. Geralmente encontrada nas cores amarela, branca e roxa, a batata doce é extremamente popular no Brasil, sendo a quarta hortaliça mais cultivada no território brasileiro, o que de certa forma promove uma grande oferta desse alimento nos mercados. Que tal conferir os benefícios que ela pode trazer para a nossa saúde?

Fortalece o sistema imunológico

A batata doce pode ser muito útil no fortalecimento do sistema imunológico, que é responsável por defender o seu corpo de uma ampla variedade de doenças. Essa ação fortalecedora é proveniente da presença de betacaroteno (um importante antioxidante), vitaminas do complexo C e B, ferro e fósforo em sua composição.

quais sao os beneficios da batata doce para a saude 1

Promove o aumento de massa muscular

A batata doce fornece muita energia e é considerada uma excelente construtora de massa muscular para as pessoas que querem ganhar peso. O seu consumo também é recomendado para pessoas que sofreram recentemente de doenças que as tornaram frágeis ou magras de uma forma anormal, pois ajuda a recompor toda a estrutura muscular perdida anteriormente.

Ajuda a tratar inflamações

A batata doce possui muitas propriedades anti-inflamatórias, principalmente devido à presença de betacaroteno, vitamina C e magnésio em sua composição. Vale lembrar que esses nutrientes são igualmente eficazes no tratamento das inflamações internas e externas.

quais sao os beneficios da batata doce para a saude 2

Ajuda a controlar os níveis de açúcar

Contrariando a crença popular, a batata doce é benéfica para os diabéticos, sendo muito eficaz na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Obviamente, isso não significa que os diabéticos devam comê-la exageradamente, mas a ideia por trás do seu consumo é que a batata doce podem substituir a ingestão de arroz ou carboidratos, tornando-se uma opção mais saudável.

Melhora o funcionamento do intestino

A batata doce promove um efeito calmante sobre o estômago e os intestinos, prevenindo a constipação e a formação de ácido, o que pode reduzir a possibilidade do surgimento de úlceras. Além disso, suas fibras e minerais como o magnésio também ajudam a diminuir as dores intestinais, pois promovem uma melhor digestão.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!